UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Teorias da Formação Humana II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-15853
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

INTRODUZIR ELEMENTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS QUE SUBSIDIEM A FORMAÇÃO, POR PARTE DO EDUCADOR, DE UMA ATITUDE DE CONSTANTE INTERROGAÇÃO DA PRÁTICA E DO COTIDIANO PEDAGÓGICOS.
EMENTA:

ESTUDO MONOGRÁFICO DE TEORIAS HISTORICAMENTE PRODUZIDAS PARA A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS RELACIONADOS AO PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO HUMANA EM SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS DA FORMAÇÃO HUMANA.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-11388 Sujeito e Conhecimento na Modernidade
 
BIBLIOGRAFIA:

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro, trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2013.
ARISTÓTELES. Política. Trad. por Mário da Gama Kury. Brasília: UnB, 1985.
CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CASTRO, L. R. de. O futuro da infância e outros escritos. Rio de Janeiro: FAPERJ: 7 Letras, 2013.
FREUD, S. Sobre a psicologia do escolar. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 13. Rio de Janeiro Imago, 1990.
GARDNER, H. A Nova Ciência da Mente. São Paulo: EdUSP, 1996.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.
MILLOT, Catherine. Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.