UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Teorias da Formação Humana I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-15852
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

INTRODUZIR ELEMENTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS QUE SUBSIDIEM A FORMAÇÃO, POR PARTE DO EDUCADOR, DE UMA ATITUDE DE CONSTANTE INTERROGAÇÃO DA PRÁTICA E DO COTIDIANO PEDAGÓGICOS.
EMENTA:

ESTUDO CRÍTICO DE TEORIAS HISTORICAMENTE PRODUZIDAS PARA A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS RELACIONADOS AO PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO HUMANA, EM SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS E EXIGÊNCIAS SOCIAIS DA FORMAÇÃO.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-11368 Formação Humana e Autonomia
EDU08-11388 Sujeito e Conhecimento na Modernidade
 
BIBLIOGRAFIA:

BRONFENBRENNER, U. A Ecologia do Desenvolvimento Humano: Experimentos Naturais e Planejados. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
FREUD, Sigmund. O Interesse Científico da Psicanálise. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 13. Rio de Janeiro Imago, 1990.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos, trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Manuel de Oliveira Pulquério. Edições 70. Lisboa, 2009.
SPINOZA, Baruch. Tratado teológico-político. Trad. Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.