UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMAN
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Psicologia I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-15850
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Análise crítica dos diferentes conceitos, funções e significados dos processos psicológicos e suas conexões com a subjetividade humana.

OBJETIVO(S):

Discutir os principais aportes teóricos psicológicos que contribuem para a compreensão da subjetividade humana;

Refletir sobre os fatores contemporâneos que impactam a construção de novas formas de subjetivações.


DISCIPLINAS CORRESPONDENTES
EDU08-08066Processos Lúdicos e Criativos no Desenv e na Aprendizagem
EDU08-08148Top Esp I: Crianças, Adolescentes e Mídia: Aspectos Psicológicos
EDU08-08153Top Esp I-Psic Educ: Atualidades na Relação entre a Psicologia e a Educação
EDU08-08153Top Esp I-Psic Educ: Atualidades na Relação entre a Psicologia e a Educação
EDU08-08158Top Esp II- Psicanálise e Educação
EDU08-08160Top Esp II- Psicologia Social Aplicada à Educação
EDU08-11393Psicologia da Educação

BIBLIOGRAFIA:



FONTANA, R. (org.) Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Editora Saraiva, 1998.

MIALARET. Gaston. Psicologia da Educação. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.