UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Processos e Dinâmicas da Criação Humana II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-15848
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

INTRODUZIR ELEMENTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS QUE SUBSIDIEM A FORMAÇÃO, POR PARTE DO EDUCADOR, DE UMA ATITUDE DE CONSTANTE INTERROGAÇÃO DA PRÁTICA E DO COTIDIANO PEDAGÓGICOS.
EMENTA:

ESTUDO APROFUNDADO DE FENÔMENOS, PROCESSOS E DINÂMICAS DE CONSTITUIÇÃO PSÍQUICA, AFETIVA, ARTÍSTICA E SOCIAL DO HUMANO.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-08144 Top Esp I:A Comunidade Esc:Considerações sobre uma Abordagem Institucionalista
EDU08-08185 Top Esp VI- Educação e Patrimônio Cultural
EDU08-08205 Top Esp II- Mídia e Formação de Representações Sociais-Atuação do Pedagogo
 
BIBLIOGRAFIA:

CASTORIADIS, Cornelius. Figuras do pensável: as encruzilhadas do labirinto VI. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
KASTRUP, V.; TEDESCO, S.; PASSOS, E. Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2015.
LIBERA, Alain de. Arqueologia do sujeito. Trad. Fátima C. Murad. São Paulo: FAP - Unifesp, 2013.
MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (orgs.) Psicologia Escolar: Teorias Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
MILLOT, Catherine. Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001
PATTO, M. H. de S. A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
SPINOZA, Baruch. Tratado político. Trad. Diogo Pires Aurélio. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.