UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Processos e Dinâmicas da Criação Humana I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-15847
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

INTRODUZIR ELEMENTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS QUE SUBSIDIEM A FORMAÇÃO, POR PARTE DO EDUCADOR, DE UMA ATITUDE DE CONSTANTE INTERROGAÇÃO DA PRÁTICA E DO COTIDIANO PEDAGÓGICOS.
EMENTA:

ESTUDO DE FENÔMENOS, PROCESSOS E DINÂMICAS DE CONSTITUIÇÃO PSÍQUICA, AFETIVA, ARTÍSTICA E SOCIAL DO HUMANO EM VISTA DA TEORIA E DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO, NOS DIFERENTES ESPAÇOS E TEMPOS EM QUE ESTA SE REALIZA, FORMAL OU INFORMALMENTE.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-08150 Top Esp I: Educação e Processo Grupal
EDU08-08162 Top Esp II- Representações Sociais e Educação
EDU08-11329 Dinâmica e Práticas da Vida Universitária
 
BIBLIOGRAFIA:

ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o querer, o pensar, o julgar, trad. Antônio Abranches, César Augusto R. de Almeida, Helena Martins. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Lisboa: Edições 70, 2009.
DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Coleção: Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1974.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
MIALARET, Gaston. Psicologia da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
PATTO, M. H. de S. Introdução a Psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.