UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Fundamentos Filosóficos da Subjetividade e da Socialização II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-15846
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

INTRODUZIR ELEMENTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS QUE SUBSIDIEM A FORMAÇÃO, POR PARTE DO EDUCADOR, DE UMA ATITUDE DE CONSTANTE INTERROGAÇÃO DA PRÁTICA E DO COTIDIANO PEDAGÓGICOS.
EMENTA:

ESTUDO DE APORTES TEÓRICO-CONCEITUAIS QUE, PROVENIENTES DAS CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA, POSSAM ALIMENTAR O EXAME E A CRÍTICA FILOSÓFICOS DOS IMPASSES CONTEMPORANEAMENTE OPOSTOS À PRÁTICA DA FORMAÇÃO HUMANA.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-08147 Top Esp I: Concepções de Linguagem e Educação
EDU08-08153 Top Esp I-Psic Educ: Atualidades na Relação entre a Psicologia e a Educação
EDU08-11369 Formação Humana e Espaço Público
 
BIBLIOGRAFIA:

ARENDT, Hannah. A condição humana, trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
CASTORIADIS, Cornelius. Encruzilhadas do labirinto 3: o mundo fragmentado, trad. Rosa Maria Boaventura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
RENAUT, Alain. A Era do Indivíduo; tradução Maria João Batalha Reis. Lisboa, Instituto Piaget, 1989.
SPINOZA, Baruch. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2008.