UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Economia da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-15841
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Discutir a relação entre economia e educação;
- Abordar a teoria do capital humano e as diferentes críticas desenvolvidas;
- Analisar o papel da escola pública enquanto formadora para as demandas econômicas.

EMENTA:

NOÇÕES BÁSICAS DE ECONOMIA. A TEORIA DO CAPITAL HUMANO. AS DIFERENTES CRÍTICAS PRODUZIDAS EM RELAÇÃO À TEORIA DO CAPITAL HUMANO. ÀS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EDUCAÇÃO. ECONOMIA E O VALOR DO CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-08190 Top Esp VI- Economia da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo, Cortez, 1985.
GIANNOTTI, José Arthur. Trabalho e Reflexão: ensaios para uma dialética da sociabilidade. São Paulo, Brasiliense, 1983.
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo entre nós. Rio de Janeiro, Record, 2000.
GORZ, André. Crítica da divisão do trabalho. São Paulo, Martins Fontes, 1973.
HOBSBAWM, Eric. Mundos do trabalho: novos estudos sobre a história operária. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.
HUNT & SHERMAN, História do Pensamento econômico. RJ. Vozes, 1987.
IANNI, Octávio. A sociedade global. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1997.
KEUNZER, Acácia. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo, Cortez, 1986.
LAFARGUE, Paul. O direito à Preguiça e outros textos. São Paulo, Editora Mandacaru, 1980.
NETTO, José Paulo e BRAZ. Economia Política: uma introdução Crítica. São Paulo, Editora Cortez, 2006.
RAMOS, Marise. A pedagogia das competências: Autonomia ou adaptação? São Paulo, Cortez, 2001 p. 25-70
SAVIANI, D. Trabalho e Educação: Fundamentos ontológicos e históricos. Caxambu, MG. Trabalho apresentado na 29ª Reunião Anual d ANPED. 2006.
WOOD, Ellen. M. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001.
SENNET, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro, Record, 1999.