UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Políticas Tecnológicas da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-15840
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir o avanço tecnológico e seus reflexos no campo das políticas educacionais.
EMENTA:

A RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, CULTURA DA INFORMAÇÃO, ECONOMIA E EDUCAÇÃO; A TECNOLOGIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL; POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT); TECNOLOGIA E A REESTRUTURAÇÃO DO APARELHO DE ESTADO, VISANDO SUA MODERNIZAÇÃO NO CONTROLE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS; TV ESCOLA E O PROJETO DE INFORMATIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS (PROINFO); INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E O DISCURSO DA QUALIDADE E EQUIDADE DA EDUCAÇÃO; POLÍTICAS E PROGRAMAS LOCAIS CENTRADOS NO USO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. EAD.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-08208 Top Esp II- Políticas Tecnológicas da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

BASTOS, J. A. Educação tecnológica: conceitos, características e perspectivas. Tecnologia & Educação. Curitiba: Cefet-PR, 1998, p. 31-52.
DOURADO, Luiz Fernando; PIRES, Luciene Lima. Políticas de Educação tecnológica. Uma nova institucionalidade para a Educação Superior. Jornal de Políticas Educacionais. Vol. 1, N° 1 (março de 2007) pp. 54-75
GARCIA, N. M. D. & LIMA FILHO, D. L. Politecnia ou Educação Tecnológica: desafios ao ensino médio e à educação profissional. In: XXVII Reunião Anual da Anped, 2004, Caxambu. Anais... Caxambu, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica, Concepção e Diretrizes. Brasília, MEC, SETEC, 2010, 23p.