UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Políticas Públicas Educacionais
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-15838
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Conceituar ciência política e políticas públicas.
- Analisar criticamente as políticas governamentais do campo educacional.
- Interpretar a legislação atual referente à educação brasileira.
- Criticar os princípios subjacentes à implementação das políticas públicas de educação no Brasil.
- Avaliar as políticas públicas de avaliação, currículo e financiamento da educação brasileira.

EMENTA:

POLÍTICA E POLÍTICAS: CONCEITOS. POLÍTICAS PÚBLICAS E POLÍTICAS SOCIAIS.DEMOCRACIA E CIDADANIA. POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS. SOCIALISMO, CAPITALISMO E NEOLIBERALISMO: CARACTERÍSTICAS E INFLUENCIAS NAS POLÍTICAS. LEGISLAÇÃO BRASILEIRA REFERENTE Á EDUCAÇÃO: CONSTITUIÇÃO FEDERAL, LEI 9.394/96, LEI 9.424/96. PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DOS CONSELHOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-11381 Políticas Públicas Concepções e Objetivos
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda e VILLARDI Raquel (orgs.). Múltiplas leituras da nova LDB. Rio de Janeiro, Dunya, 1997.
FARIA, ANA Lúcia Goulart e PALHARES, Marina Silveira (orgs.). Educação Infantil pós-LDB: rumos e
desafios. Campinas: Autores Associados, 1999.
GENTILLI, Pablo e SIULVA, Toma Tadeu (orgs.) Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. São Paulo: Cortez, 1999.
FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta. Da assistência educativa à educação assistencializada. Brasília: INEP, 1988.
KUENZER, Acácia. Ensino Médio e Profissional: as políticas do estado neoliberal. SP: Cortez, 1999.
LIBERATI, Wilson Donizeti. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. SP: Malheiros, 1999, 4 ed.
MARCHEZAN, Nelson (Relator). Plano Nacional de Educação. Brasília: Câmara dos Deputados, 2000.
MENEZES, J. Estrutura da Educação Básica no Brasil. SP: Martins Fontes, 1998.