UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Planejamento da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-15837
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Discorrer sobre a lógica desenvolvimentista no planejamento educacional;
- Apresentar os atuais planos e programas para a educação pública brasileira, implantados pelo governo federal que orientam-se para o controle do desempenho, custo efetivo e elevação dos índices educacionais.
- Abordar a importância do planejamento participativo para se pensar a educação pública com qualidade social.

EMENTA:

CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. NÍVEIS DO PLANEJAMENTO (EDUCACIONAL/ESCOLAR E ENSINO). O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL. PLANEJAMENTO COMO PROCESSO POLÍTICO, ADMINISTRATIVO E TÉCNICO. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. A LÓGICA DESENVOLVIMENTISTA NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A BUSCA PELA QUALIDADE TOTAL DA EDUCAÇÃO. PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (1995); PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA/PDE-ESCOLA; PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS COMO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA. O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO. O PPP COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA ESCOLA.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-11378 Planejamento e Economia da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. Rio de Janeiro-Petrópolis: Vozes, 2008.
KUENZER, Acácia Zeneida. Planejamento e educação no Brasil. Colaboração de M.Julieta Calazans, Walter Garcia. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
VASCONCELLOS, C. dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2008.
VEIGA. Ilma Passos. Escola: espaço do projeto político pedagógico. 11ª. ed. Campinas-SP: Papirus, 2007.