UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Gestão Escolar
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-15836
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Compreender as dimensões da gestão da escola pública em seus aspectos político, administrativo, pedagógico, jurídico e financeiro;
- Refletir sobre os princípios da gestão escolar democrática;
- Avaliar as possibilidades transformadoras da gestão escolar democrática, a partir da reflexão e da comparação sobre outros modelos de gestão (burocrática e gerencial);
- Considerar o planejamento participativo como mecanismo de gestão da escola pública e a atuação coletiva dos profissionais da educação e da comunidade nesse processo;
- Possibilitar o estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico, enquanto plano global das escolas públicas, a partir do princípio de democratização;
- Problematizar as relações de poder que ocorrem na escola a partir do cenário sócio-político brasileiro, tendo em vista suas implicações para o trabalho pedagógico;
- Identificar a especificidade das funções da gestão escolar nas relações escolares.
- Problematizar os diferentes modelos de gestão em disputa na atualidade (burocrático, gerencial)

EMENTA:

INTRODUÇÃO À GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA. LEGISLAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E A GESTÃO ESCOLAR. DIFERENTES MODELOS DE GESTÃO ESCOLAR. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA. ESCOLA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-11372 Gestão Participativa
 
BIBLIOGRAFIA:

GENTILI, Pablo e SILVA, Tomaz Tadeu da. Neoliberalismo, qualidade total e educação. 2ª ed. Rio de janeiro: Vozes, 1995.
GANDIN, Danilo. Escola e transformação social. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima Felix. Política e gestão da educação. 3ª ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. - 17ª ed., São Paulo: Cortez, 2012.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2016.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. 22ª ed., São Paulo: Libertad Editora, 2012 - (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v. 1).
VEIGA, Ilma Passos; FONSECA, Marília (orgs.). As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas, SP: Papirus, 2010 - (Coleção Magistérios: Formação e Trabalho Pedagógico).