UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Infância, Aprendizagem e Experiência Ético-Afetiva
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-15835
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir o potencial da abordagem ético-afetivo na produção do pensamento (conforme Spinoza), destacando sua importância para as práticas educadoras da infância;
Apresentar e discutir as das noções de experiência, diferença, afeto, desejo e pensamento (seguindo a Filosofia da Diferença) como movimentos essenciais na educação da infância.
Explorar o potencial da brincadeira livre enquanto fonte para a produção de movimentos diferenciais nos processos educadores da infância;

EMENTA:

A relação infância-criança é tomada a partir da abordagem ético-afetiva de Spinoza e da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze para se discutir como e por que a brincadeira livre - ao compreender os conceitos de experiência, diferença, afeto, desejo e pensamento; constitui-se como um processo essencial para a educação da infância.


BIBLIOGRAFIA:

DELEUZE, G. Espinoza e o problema da expressão. São Paulo: Editora 34, 2016.
DELEUZE, G. Cursos sobre Espinoza (Vincennes 1978-1981). Tradução: Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso/Hélio Rebello Cardoso Junior. Fortaleza: Educece. 2009.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia pratica. São Paulo: escuta, 2002.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 2 ed. São Paulo: Editora 34, 1993.
ESPINOSA, B. Ética. Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MERÇON, J.; Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação. São Paulo: Alínea, 2008.
EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 1999.
BUJES, M. I. E. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
CORAZZA, S. M. Artistagens - Filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.