UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Contemporaneidade, Cognição e Escola
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-15834
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Discussão sobre a contemporaneidade e seus desdobramento/consequências sobre a cognição.
Formas de conceber a cognição: como processo abstrato e invariante versus concreta e contextualizada.
Processos de produção de subjetividade e a função política da escola.

EMENTA:

A contemporaneidade em questão. Consequências psicológicas e pedagógicas a partir da análise da cognição humana e da função da escola.


BIBLIOGRAFIA:

Bock, A.; Furtado, O.; Teixeira, M. O Behaviorismo. In: Bock, A.; Furtado, O.; Teixeira, M. Psicologias. São Paulo: Ed. Saraiva, 2002.
Green, B.; Bigun, C. Alienígenas na sala de aula. In: Silva, T. T. (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
Mahoney, A.; Almeida, L. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação, São Paulo, 20, 1º.Semestre, 2005, P.11-30.
Penna, A. A Teoria gestaltista da instrução. In: ______. Introdução ao gestaltismo. Rio De Janeiro: Imago, 2000.
Piaget, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
Sahakian, W. S. Aprendizagem: sistemas, modelos e teorias. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
Vigotski, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.