UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Infância e Filosofia
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-15833
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Explorar a potência do vínculo entre a infância e a filosofia para a educação.
Vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de novas formas de pensar através de uma prática filosófica coletiva.
Refletir sobre os aportes de filósofos para pensar a infância e a formação docente.
Problematizar o sentido da presença da filosofia na escola.
Sensibilizar futuros profissionais da educação sobre a importância da problematização de suas práticas e concepções teóricas acerca da infância.
Conhecer propostas e projetos que abrem a dimensão filosófica do pensamento na escola no Brasil e no mundo.

EMENTA:

1. As possibilidades para se tecer o encontro entre filosofia e infância. História e perspectivas de uma relação.
2. As principais ideias filosóficas acerca das potências/impotências da infância e da criança:
- Infância, linguagem e pensamento;
- Infância e experiência;
- Infância, tempo e espaço
3. Perspectivas para se estabelecer a relação entre educação/currículo, filosofia e infância.
4. O programa "Filosofia para Crianças" de Matthew Lipman: dimensões teóricas, metodológicas e práticas.
5. A prática da filosofia com crianças no Brasil e no mundo, o problema da organização curricular e da formação de professores;
6. Diferentes estilos de intervenção educadora produzidos pela relação filosofia-infância.
7. Filosofia, infância e formação de professores.



BIBLIOGRAFIA:

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