UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Políticas Públicas de Atendimento à Infância e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-15832
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

A Carta de Genebra, de 1924, a Declaração Universal dos direitos da Criança e do Adolescente, de 1959, e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, de 1989, foram consideradas pelos estudiosos do campo da infância ´marco normativo´ no âmbito internacional na história dos direitos, na qual as crianças e os adolescentes são titulares. No cenário brasileiro, a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990 são ícones no conjunto do ordenamento legal para o fortalecimento da infância no Brasil, observando as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, com autonomia para viverem plenamente suas experiências sociais. Junto a elas a política nacional de assistência social, regulada pela lei orgânica da assistência, LOAS, em 7/12/1993, busca assegurar uma mudança no quadro das desigualdades sociais vividas por crianças, jovens e suas famílias, precisando ser repactuada em um amplo projeto de redistribuição de renda e das riquezas socialmente acumuladas. O que diferencia uma ação assistencialista de uma ação política de assistência?

De exposta a menor: um passeio pela história dos dizeres, pensares e fazeres sobre as crianças e seus direitos no Brasil.



OBJETIVO(S):

- Propiciar o debate sobre as politicas e estratégias que vêm sendo elaboradas pela sociedade e Estado brasileiro no trato de crianças e adolescentes ao longo da história.

- Identificar as diferentes iniciativas de atenção a? infância, os termos e conceitos produzidos no atendimento às crianças e aos adolescentes nas diferentes regiões do país.

- Discutir assistência versus assistencialismo, e a legislação ´menorista´ versus o papel do ECA (BRASIL, 1990)

- Analisar práticas incluídas nos campos da seguridade social (saúde, previdência e assistência) e educacionais.

DISCIPLINA CORRESPONDENTE
EDU07-08189Top Esp VI- Políticas Públicas de Atendimento à Infância e Educação

BIBLIOGRAFIA:

ARANTES, E. M.M. Proteção Integral à criança e ao adolescente: proteção versus autonomia. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, Vol. 15, nº. 2, p. 431-450, 2009.

______. Arquivo e Memória sobre a Roda dos Expostos do Rio de Janeiro. Pesquisas e Práticas Psicossociais Vol. 5, nº. 1, São João Del-Rei, janeiro/julho 2010.

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________. Lei no 6.697, de 10 de outubro de 1979. Inclui o Código de Menores. Brasília, 1979.

________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988.

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PILOTTI, F. RIZZINI, I. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência a? infância no Brasil. Rio de Janeiro, Ed. Santa úrsula, 1995.

ROSEMBERG, Fúlvia. A Educação pré-escolar brasileira durante os governos militares. Caderno de Pesquisa, São Paulo, nº. 82, p. 21-30, ago., 1992.

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