UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Infância e Questões de Gênero
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU07-15831
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Abordar as concepções e relações de gênero que permeiam o cotidiano da infância e sua educação.
Analisar histórica e socialmente a construção das concepções de gênero.

EMENTA:

Abordagem social e cultural da construção das concepções de gênero. Infância e gênero. Relações de gênero no cotidiano da sociedade.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-11361 Educação Infantil e Questões de Gênero
 
BIBLIOGRAFIA:

AUAD, Daniela. Educar meninos e meninas: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2006.
BECCHI, Egle. Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino. Proposições. Dossiê: educação infantil e gênero, vol. 14, nº. 3, (42), 2003.
CARVALHO, Marília: Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. Estudos Feministas, vol. 9, nº. 2, dez. 2001a.
CARVALHO, Marília. Quem são os meninos que fracassam na escola? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, vol. 34, nº. 121, jan./abr, 2004.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
CIPOLLONE, Laura. Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância. Proposições. Dossiê: educação infantil e gênero, vol. 14, nº. 3, (42), p. 41-52, 2003.
FELIPE, Jane. Infância, gênero e sexualidade. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 1, n. 25, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. São Paulo: Vozes, 1997.
ROSEMBERG, Fúlvia. Educação infantil, classe, raça e gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Cortez/ Fundação Carlos Chagas, nº . 96, fev. 1996a.
ROSEMBERG, Fúlvia. Teorias de gênero e subordinação de idade: um ensaio. ProPosições, v. 7, n. 3 [21], p. 17-23, nov. 1996b.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, 16 (2), jul/dez 1990.
SCOTT, Joan Wallach. O enigma da igualdade. Estudos Feministas, 13 (1), 2005.
VIANNA, Claudia. Gênero, sexualidade e políticas públicas de educação: um diálogo com a produção acadêmica. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2,Aug. 2012