UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Pensamento e Atualidade de Paulo Freire
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15829
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conhecer a história de vida de Paulo Freire: quem foi; seu envolvimento com a educação; princípios educativos que o formaram; trajetória pessoal e profissional; pensadores que o influenciaram; principais contribuições para a educação popular e de adultos etc.
Compreender o papel histórico de Paulo Freire na produção de uma epistemologia da educação.
Identificar, na teoria freireana, princípios pedagógicos da educação popular.
Discutir os principais conceitos e referências freireanos, baseados na dialética entre teoria e prática da educação.
Reconhecer/apreender a atualidade do pensamento de Paulo Freire para o enfrentamento dos desafios atuais da educação de jovens e adultos (EJA) e para a educação de maneira geral.

EMENTA:

Nascimento e infância de Paulo Freire. Opção pela educação. Trajetória no SESI. Atividades no Movimento de Cultura Popular de Pernambuco (MCP). Alfabetização em Angicos (RN). Círculos de Cultura. O golpe de 1964. Prisão e exílio. Experiência no Chile. Primeiros livros produzidos. Vivência nos EUA. Conselho Mundial de Igrejas. Experiência em países de África. Retorno do exílio. Experiência como Secretário de Educação de São Paulo no Governo de Luísa Erundina e o Movimento de Alfabetização (MOVA). Outros livros e escritos. A morte. Legado e atualidade do pensamento de Paulo Freire para educação e a EJA.


BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. 25. reimp. São Paulo: Brasiliense, 2004.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
________. À sombra desta mangueira. 5. ed. São Paulo: Olho D'água, 2001.
________. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2001.
________. Educação e mudança. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. Unesp, 2000.
________. Política e educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
________. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 12. ed. São Paulo: Olho D'água, 2002.
________; FAUNDEZ, António. Por uma pedagogia da pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
________; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
________; MAFRA, Jason Ferreira; ROMÃO, José Eustáquio; GADOTTI, Moacir. Pedagogia do oprimido: (o manuscrito). São Paulo: Instituto Paulo Freire: Universidade Nove de Julho: Big Time Editora/BT Acadêmica, 2018.
PAIVA, Jane. Em defesa do legado de Paulo Freire. Movimento. Revista de Educação UFF. Niterói, ano 4, n. 7, p. 64-87, jul./dez. 2017.
PEREZ, Carmen Lúcia Vidal. Leituras do mundo / leituras do espaço: um diálogo entre Paulo Freire e Milton Santos. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Novos olhares sobre a alfabetização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SCOCUGLIA, Afonso. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa, Paraíba: Ed. UFPB, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. 3. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.
______. Educação como prática de liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
______. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______; FREI BETTO; KOTSCHO, Ricardo. Essa escola chamada vida. 10. ed. São Paulo: Ática, 1999.
______; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre educação (diálogos). vol. i. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
______; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 2. reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
GADOTTI, Moacir (org.). Paulo Freire. Uma biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 1996.