UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Espaços Sociais de Formação Humana
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15828
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Formular conceitualmente em perspectiva destacada e compreender significados e possíveis sentidos para espaços sociais de formação humana, pela e na diversidade de: práticas pedagógicas; contextos educadores; institucionalidades; olhares e perspectivas teóricas e epistemológicas; tensionamentos, questões e problemáticas que os constituem.
EMENTA:

Problematização e reflexão acerca da educação e de práticas pedagógicas em contextos diversos de formação humana. Concepções de formação humana na relação com contextos de práticas sociais e educadoras. Questões emergentes das tensões de paradigmas e concepções pedagógicas diversas e de matrizes pedagógicas escolares. Compreensão de possibilidades de ação pedagógica na sociedade atual e múltiplos contextos educadores. Ações, objetivos e formas de atuação de instituições educativas e educadoras da sociedade contemporânea.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda, GARCIA, Regina Leite. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2013.
_______. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A questão ambiental e a emergência de um campo de ação político-pedagógica. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe Pommier; CASTRO, Ronaldo Souza de. (orgs.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2002. p. 53-66.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p. 25-54.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes necessários e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
PAIVA, Jane. Concepções e movimentos pela formação de pedagogos para a educação de jovens e adultos na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/ SECAD-MEC/UNESCO, 2006. p. 45-66.
PAIVA, Jane; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Educação de Jovens e Adultos. Petrópolis, Rio de Janeiro: DP et Alii, 2009.
SACRISTAN, José Gimeno. O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice, CATANI, Afrânio (orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MATURANA, Humberto, VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas, São Paulo: Editorial PSY II, 1995.
SACKS, Oliver. Ver e Não Ver. In: Um antropólogo em Marte. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.