UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação em Espaços Sociais de Formação Humana
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15826
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir concepções de formação humana em espaços sociais e em múltiplos e diversos contextos educadores.
Compreender relevância e emergência da educação e de práticas pedagógicas realizadas em múltiplos contextos educadores de formação humana.
Refletir sobre práticas pedagógicas realizadas/concebidas na diversidade de espaços sociais de formação humana.
Apreender/comparar paradigmas e concepções pedagógicas e educativas diferenciadas que ocorrem em espaços de formação humana versus matrizes pedagógicas escolares.

EMENTA:

Ação do pedagogo na sociedade atual e em múltiplos contextos educadores. Ações e projetos em instituições educativas e educadoras da sociedade contemporânea. Práticas e projetos de educação em associações, sindicatos, cooperativas, partidos políticos, museus, igrejas e outras organizações sociais. Ação-reflexão-ação sobre práticas e projetos educativos/pedagógicos desenvolvidos em espaços sociais de formação humana.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-11392 Educação e Movimentos da Sociedade Civil
 
BIBLIOGRAFIA:

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CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 1996.
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HADDAD, Sérgio. Dossiê temático Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanos. Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 14, n. 2, p. 377-392. abr./jun. 2016. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/29107/20346.
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NASCIMENTO, Aretha Soares; FERNANDES, Fabíola Tunara; FERREIRA, Marta Justo; PAIVA, Renata Aparecida; LISBOA, Rosimar Rodrigues de; MACIEL, Rubiane Soares; MUNERON, Selma Luiza. A atuação do pedagogo em espaços não escolares: desafios e possibilidades. Pedagogia em Ação, v. 2, n. 1, p. 1-103, fev./jun. 2010.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte, Minas Gerais: Ed. UFMG, 2002.
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PAIVA, Jane. Concepções e movimentos pela formação de pedagogos para a Educação de Jovens e Adultos na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte, Minas Gerais: Autêntica: SECAD-MEC/UNESCO, 2006. p. 45-66.
ROSSETTO, Elisabeth. A contribuição do pensamento de Maturana para a educação. In: Educere et Educare - Revista de Educação. (eletrônica e impressa). v. 5, n. 10, 2. sem. 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
SACKS, Oliver. Ver e Não Ver. In: Um antropólogo em Marte. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.