UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Tópicos Especiais: Desenvolvimento Humano e Trabalho
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15825
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conhecer e compreender, criticamente, problemáticas ligadas à relação ontológica entre trabalho e educação, em dimensões e campos políticos.
Conhecer e compreender fundamentos, princípios e práticas pedagógicas da politecnia e da formação humana, unitária e emancipatória.
Favorecer a compreensão das relações trabalho e educação que possibilitem a promoção de novos horizontes para o desenvolvimento humano, a formação de trabalhadores brasileiros e a construção de projetos contra-hegemônicos.
Compreender as funções política, econômica e social da educação escolar na atual configuração do capital.

EMENTA:

Questões emergentes da educação profissional na contemporaneidade: precarização nas relações de trabalho no regime de acumulação flexível e o "trabalhador de novo tipo". Reformas na educação e efeitos para a classe trabalhadora. Políticas públicas de educação profissional em disputa: projetos de conformação e de contra-hegemonia. Marcos conceituais e princípios epistemológicos do capitalismo dependente e da educação profissional revisitados. Políticas trabalhistas no capitalismo brasileiro. Era digital: novos horizontes na formação e na qualificação profissional.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Giovanni. Condição do proletariado: a precariedade do trabalho no capitalismo global. Londrina, Práxis, 2009.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
_______. Desenhando a nova morfologia do trabalho no Brasil. Revista Estudos Avançados. São Paulo. v. 28, n. 81, maio/ago. 2014, p. 39-53. Disponível em:
BARBOSA, Carlos Soares. Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no Ensino Médio. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia. Canoas, v. 7, n. 1, 2018.
BRAGA, Ruy. A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global. São Paulo: Boitempo, 2017.
FERRETI, Celso José; SILVA, M. R. Reforma do ensino médio no contexto da medida provisória n. 746/2016: estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação e Sociedade. Campinas. v. 38, n. 139, p. 385-404, abr.-jun., 2017.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais orgânicos e a organização da cultura. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
_______. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LIMOEIRO-CARDOSO, Miriam. Capitalismo dependente, autocracia burguesa e revolução social em Florestan Fernandes. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (mimeo) s./d. Disponível: www.iea.usp.br/artigos.