UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15824
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conhecer e compreender, criticamente, problemáticas ligadas à educação de jovens e adultos em dimensões sócio-históricas e campos políticos: quanto a características dos sujeitos atendidos; quanto a práticas pedagógicas, a princípios e concepções orientadoras de ações políticas e de práticas.
EMENTA:

Questões candentes e emergentes da educação de jovens e adultos (EJA) na contemporaneidade. Questões de direito à educação e interdição política de direitos em sociedades democráticas. Questionamentos sobre direito à educação em sociedades que rompem pactos democráticos. Sujeitos da diversidade e educação de jovens e adultos: questões emblemáticas na atualidade e dados circunstanciados. Práticas pedagógicas na EJA em questão. Processos de escolarização e demandas não atendidas. Questionamentos às políticas públicas quando se trata da educação de jovens e adultos. Marcos conceituais e princípios epistemológicos da EJA revisitados.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08266 Top Esp V- Educação de Jovens e Adultos I
EDU06-08267 Top Esp V- Educação de Jovens e Adultos II
 
BIBLIOGRAFIA:

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; LEAL, Telma Ferraz (orgs.). A alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
BRASIL. Parecer CNE/CEB n. 11/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, Brasília: CNE: MEC, 2000.
DI PIERRO, Maria Clara; VÓVIO, Cláudia Lemos; ANDRADE, Eliane Ribeiro. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008.
HADDAD, Sérgio. Por uma nova cultura na educação de jovens e adultos, um balanço de experiências de poder local. Trabalho encomendado GT. 18. 30ª. Reunião Anual da Anped. 7-10 de outubro de 2007. Caxambu.
KLEIMAN, Angela B. Programas de educação de jovens e adultos e pesquisa acadêmica: a contribuição dos estudos do letramento. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 27, n. 2, p. 267-281, jul./dez. 2001.
______; SIGNORINI, Inês (orgs.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. 2. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes de (Orgs.). Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
PEREIRA, Marina Lúcia de Carvalho. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/FCH-FUMEC, 2004.
RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Questões em torno da construção de indicadores de analfabetismo e letramento. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 27, n. 2, p. 283-300, jul./dez. 2001.
SAMPAIO, Marisa Narciso; ALMEIDA, Rosilene Souza (orgs.). Práticas de Educação de Jovens e Adultos: complexidades, desafios e propostas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Leôncio (org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
VÓVIO, Cláudia Lemos. Práticas de leitura na EJA: do que estamos falando e o que estamos aprendendo. Revej@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos. v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D'Água, 1994.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
RIBEIRO, Vera Maria Masagão. A promoção do alfabetismo em programas de Educação de Jovens e Adultos: indicações para a pesquisa. In: 22ª Reunião Anual da ANPEd, 1999, Caxambu. Anais da 22ª Reunião Anual da ANPEd, 1999.