UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua para a Pessoa Surda
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15823
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Conceituar ensino de língua portuguesa como segunda língua;
- Refletir sobre o processo de aquisição de linguagem da pessoa surda e as linguas envidas nesse processo:libras e língua portuguesa;
- Refletir sobre as estratégias metodológicas para o ensino de língua portuguesa para surdos;
- Refletir sobre o conceito de adaptação curricular e as peculiaridades da surdez

EMENTA:

Conceito de ensino de língua portuguesa para surdos. Diferença conceitual entre letramento e alfabetização. Diferenciação do processo de aquisição de linguagem da criança surda e da ouvinte. Estratégias metodológicas possíveis para atender a cultura e a identidade surda. Adaptação curricular e a surdez.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08247 Top Esp II: Educação e Surdez
 
BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA.ELIZABETH OLIVEIRA CREPALDI DE. LEITURA E SURDEZ:UM ESTUDO COM ADULTOS NÃO ORALIZADOS. RIO DE JANEIRO. REVINTER.2000
BOTELHO. PAULA.LINGUAGEM E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS.BELO HORIZONTE.AUTÊNTICA,2005
GUARINELLO, ANA CRISTINA.O PAPEL DO OUTRO NA ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS.SÃO PAULO.PLEXUS,2007
LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE, SANTOS. LARA FERREIRA DOS.TENHO UM ALUNO SURDO, E AGORA?: INTRODUÇÃO À LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS.SÃO CARLOS. EDUFSCAR 2014
LIMA, HELOÍSA MARIA MOREIRA.ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS:CAMINHOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.VOLUME I E II, MEC, SEESP,2007
LODI, ANA CLAUDIA BALIEIRO, MÉLO, ANA DORZIAT BARBOSA DE, FERNANDES. EULALIA(ORGS). LETRAMENTO, BILINGUISMO E EDUCAÇÃO DE SURDOS. PORTO ALEGRE. EDITORA MEDIAÇÃO.2012
QUADROS.RONICE MULLER DE. EDUCAÇÃO DE SURDOS: A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. PORTO ALEGRE. ARTES MÉDICAS 1997