UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Concepções e Abordagens Pedagógicas em Edu. Popular e Edu. de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-15822
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conhecer e compreender concepções da Educação Popular: formulação/apropriação da cultura e saberes de sujeitos populares e de movimentos sociais.
Compreender origens epistemológicas da Educação Popular e da Educação de Jovens e Adultos.
Apreender e discutir, a partir de aspectos históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos períodos de 1950 a 1970, a relevância da Educação Popular.
Reconhecer singularidades, diferenciações e aproximações entre abordagens pedagógicas na Educação Popular e na Educação de Jovens e Adultos.
Analisar e compreender experiências de Educação Popular e de Educação de Jovens e Adultos.

EMENTA:

Origem, teoria e práticas da Educação Popular (EP) no Brasil. Relação entre movimentos sociais e educação popular. Círculos Populares de Cultura (CPC), formação e cultura com classes sociais desfavorecidas. Educação de Jovens e Adultos: origem e campanhas de alfabetização; ensino supletivo; programas de escolarização em redes de ensino - constituição do direito à educação. Pressupostos teóricos da EP: concepção de homens e mulheres como sujeitos históricos; sociedade como espaço democrático de exercício de direitos e de participação; formação de indivíduos para a emancipação humana. Pressupostos teóricos da EJA: educação básica como necessidade de formação para trabalhadores de um mundo em mudança, como sujeitos do tempo histórico. Relações entre EP e EJA a partir de contribuições e experiências de Paulo Freire.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-11326 Abordagens Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos
 
BIBLIOGRAFIA:

BARRETO, José Carlos, BARRETO, Vera. Um sonho que não serve ao sonhador. p. 63-68. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: Unesco, MEC, RAAAB, 2005.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues, FAGUNDES, Maurício César Vitória. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/er/n61/1984-0411-er-61-00089.pdf .
_______. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
FÁVERO, Osmar, CARMO, Gérson Tavares do. Educação Popular nos Bastidores da Memória: 50 anos de educação popular 1965/2015. DVD (vídeo). Rio de Janeiro: CECIP, 2017.
_______, FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz. A educação de adultos e jovens e adultos: um olhar sobre o passado e o presente. p. 365-392. Inter-Ação. v. 36, n. 2, Goiânia, jul./dez. 2011. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/16712/10703 .
_______, MOTTA, Elisa (org.). Educação popular I. Educação popular II. Educação de Jovens e Adultos. DVD (3). Petrópolis, Rio de Janeiro: DP et alii. Rio de Janeiro: Faperj. Brasília: MEC, 2015.
_______. Educação popular 1947-1966. Disponível em http://forumeja.org.br/node/1494 .
FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: intersecções na vida cotidiana. p. 47-62. Educ. Rev. [online]. 2007, n. 29. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602007000100005 .
GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária - conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Disponível em http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/13.pdf .
JULIÃO, Elionaldo, PAIVA, Jane. A leitura no espaço carcerário. Perspectiva. Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 111-128, jan./abr. 2014. Disponível em file:///C:/Users/Jane%20Paiva/Downloads/32071-124689-1-PB.pdf .
MEJÍA, Marco Raúl. Educação e pedagogias críticas a partir do Sul. Rio de Janeiro: Novamérica, 2012.
PAIVA, Jane. Uma arqueologia da memória. p. 45-77. In: Orientações curriculares para a educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). Secretaria Municipal de Educação. Maceió: Editora Viva, 2018. Disponível em http://www.maceio.al.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/pdf/2015/11/VERS%C3%83O-FINAL-EJAI.pdf .
PREFEITURA SÃO PAULO/INSTITUTO PAULO FREIRE. Cadernos de formação. Direitos humanos e cidadania. Educação popular e direitos humanos. Participação social e direitos humanos. Direito à cidade. Disponível em
https://www.paulofreire.org/images/pdfs/livros/Cadernos_Formacao_Educacao_Popular.pdf
STRECK, Danilo et al. Educação popular e docência. São Paulo: Cortez, 2015.
_______, ESTEBAN, Maria Teresa (orgs.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013.
UNESCO, MEC, CEAAL. Educação popular na América Latina: desafios e perspectivas. Brasília: UNESCO, MEC, CEAAL, 2005. (Coleção Educação para Todos, v. 4)
VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativa das políticas de saúde. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/physis/v14n1/v14n1a05.pdf .
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FÁVERO, Osmar (org.). Cultura popular educação popular: memória dos anos 60. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983.