UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em História da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15820
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Debater temas atuais do campo da educação brasileira, sob a perspectiva histórica.
EMENTA:

Estado, sociedade e instituições educativas. Sujeitos, espaços e práticas educativas. Debates e políticas educacionais: diálogos passado/presente.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08052 Introd à Pedagogia: Hist, Formação e Campos de Atuação
EDU05-08182 Top Esp V- História do Processo de Escolarização
 
BIBLIOGRAFIA:

BOTO, Carlota. A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: UNESP, 1996.
CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
CARDOSO, Ciro Flamarion. América pré-colombiana. 9. reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2004.
JAEGER, Werner. "O lugar dos gregos na história da educação". In: Paidéia. A formação do homem Greco. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
JULIA, Dominique. "A cultura escolar como objeto histórico". Revista Brasileira de História da Educação. Número 1, Campinas, Autores Associados, 2001.
MOKHTAR, Gamal. HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA II. África Antiga. Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura. Brasília: UNESCO, 2010;
VEYNE, PAUL. "Educação". In: História da vida privada 1. Do Império Romano ao ano mil. São Paulo, Círculo dos leitores, 1989.
VEIGA, Cynthia Greive. Universidades, colégios e saberes (séculos XII a XVIII). In: História da Educação, São Paulo, Ática, 2007