UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Conhecimento Científico, Pesquisa e Prática Educativa
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15818
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir questões epistemológicas relacionadas à construção do conhecimento sobre a realidade vivenciando suas implicações na pesquisa e para a prática pedagógica.
EMENTA:

Distinção entre Pesquisa e Ciência; Possibilidades e limites de produção de conhecimento multidisciplinar sobre a realidade; Relação entre epistemologia e política; Hierarquia entre saberes e hierarquias sociais; Produção do conhecimento científico por professores e alunos na escola.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08172 Top Esp IV- Conhecimento Científico - Conhecimento Educativo
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Rubem. O que é científico? São Paulo: Edições Loyola, 2007.
BARROS, Manoel de. Livro de pré-coisas: roteiro para uma excursão poética no Pantanal. Rio de Janeiro: Record, 2007
BRANQUINHO, Fatima; LACERDA, Fatima. Contribuição da Teoria ator rede para as pesquisas em educação Reflexão e Ação Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas, v.25, n.3, 2017, pp.49-67.
CAMPOS, S.; PESSOA, V. Discutindo a formação de professoras e de professores com Donald Schön. In: GERALDI, C.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 183-206.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 abr. 2002. Seção 1, p. 31.
COSTA, Rafael; BRANQUINHO, Fatima; SANCHEZ, Celso Produção audiovisual na formação de professores-pesquisadores: olhares compartilhados sobre o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba Desenvolvimento e Meio Ambiente, vol. 45, abril 2018, pp.258-273.
DAMATTA, Roberto. Trabalho de campo. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 65 abr.-jun. Rio de Janeiro, 2016.
FREIRE, Leticia de Luna. Introdução: como cheguei, vi, ouvi e escrevi. Próximo do saber, longe do progresso: histórias de uma vila residencial no campus universitário da Ilha do Fundão - RJ. Niterói: Editora da UFF, 2014.
______. Seguindo Bruno Latour: notas para uma antropologia simétrica. Comum. - Rio de Janeiro. v.11, nº 26, jan/jun 2006, p. 46-65
LAPLANTINE, François. A descrição etnográfica. São Paulo: Terceira Margem, 2004.
LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994
______. Reagregando o social. Salvador-Florianópolis: EDUFBA; EDUSC, 2012.
STENGERS, Isabelle. A invenção das ciências modernas São Paulo: Editora 34, 2002.
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. Individualismo e cultura. Notas para uma Antropologia da Sociedade Contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981, p. 121-132.