UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Patrimônio Cultural, Memória e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15816
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.
- EXAMINAR CONCEITOS COMO EDUCAÇÃO, CULTURA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO.
- PENSAR SOBRE CULTURA MATERIAL ESCOLAR, ARQUIVOS E INSTITUIÇÕES DE GUARDA.
- ANALISAR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ESCOLAR NO BRASIL.
- REFLETIR ACERCA DO CAMPO PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA PRESENTE NAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS E MUSEUS.

EMENTA:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL.
MEMÓRIA, ESCOLA E EDUCAÇÃO.
INSTITUIÇÕES CULTURAIS E PRESERVAÇÃO.
POLÍTICAS PÚBLICAS E PATRIMÔNIO EDUCACIONAL.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-08185 Top Esp VI- Educação e Patrimônio Cultural
 
BIBLIOGRAFIA:

CAVALCANTE, MARIA MARINA DIAS; FERREIRA, EVELINE ANDRADE; CARNEIRO, ISABEL
MAGDA SAID PIERRE. A PRÁTICA EDUCACIONAL DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS. IN: REVISTA
CAZELLI, SIBELE; COSTA, ANDRÉA FERNANDES; MAHOMED, CARLA. O QUE PRECISA TER UM FUTURO PROFESSOR EM SEU CURSO DE FORMAÇÃO PARA VIR A SER UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO EM MUSEUS. IN: ENSINO EM RE-VISTA, UBERLÂNDIA, V.17, N.2, P.579-595, JUL./DEZ. 2010. DISPONÍVEL
EM: .
CURY, MARÍLIA XAVIER. EDUCAÇÃO EM MUSEUS: PANORAMAS, DILEMAS E ALGUMAS
PONDERAÇÕES. IN: ENSINO EM RE-VISTA, UBERLÂNDIA, V.20, N.1, P.13-28, JAN/JUN. 2013.
CHUVA, MARCIA. POR UMA HISTÓRIA DA NOÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL NO BRASIL. REVISTA DO
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, 2012.
CHAGAS, MARIO. MEMÓRIA E PATRIMÔNIO. REVISTA QUESTÃO. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 2012.
FUNARI, PEDRO PAULO. PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL. RIO DE JANEIRO: ZAHAR, 2006
JULIA, DOMINIQUE. "A CULTURA ESCOLAR COMO OBJETO HISTÓRICO". IN: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, N. 1, JAN/JUN, 2001.
HORTA, MARIA DE LOURDES PARREIRA; GRUNBERG, EVELINA; MONTEIRO, ADRIANE
QUEIROZ. GUIA BÁSICO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. BRASÍLIA: IPHAN; MUSEU IMPERIAL, 1999
LE GOFF, JACQUES. HISTÓRIA E MEMÓRIA. CAMPINAS (SP): ED. UNICAMP, 2003
MARANDINO, MARTHA (ORG.). EDUCAÇÃO EM MUSEUS: A MEDIAÇÃO EM FOCO. SÃO PAULO, SP:
GEENF/FEUSP, 2008
LOPES, V. V. MEMÓRIA, HISTÓRIA E HISTÓRIA ORAL. REVISTA ELETRÔNICA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO &
TECNOLOGIAS. V. 1, Nº 2, P. S/N. 2012.
MATOZZI, I. DIDÁTICA DA HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO. DISPONÍVEL EM
HTTP://REVISTAESCOLA.ABRIL.COM.BR/FUNDAMENTAL2/DIDATICA-HISTORIA-EDUCACAO-PATRIMONIO-FONTESHISTORICAS-753032.SHTML
PACHECO, RICARDO. EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: AÇÕES EDUCATIVAS EM MUSEU E O ENSINO DE HISTÓRIA. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA. SÃO PAULO, V. 30, Nº 60, P. 143-154 - 2010
NORA, P. ENTRE MEMÓRIA E HISTÓRIA: A PROBLEMÁTICA DOS LUGARES. PROJETO HISTÓRIA (REVISTA
DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM HISTÓRIA/DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, PUC-SP),
SÃO PAULO, V.10, P.7-28, 1993.
OLIVEIRA, LÚCIA LIPPI. CULTURA É PATRIMÔNIO: UM GUIA. RIO DE JANEIRO: ED. FGV, 2008.
POULOT, DOMINIQUE. UMA HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO NO OCIDENTE. SÃO PAULO: ESTAÇÃO LIBERDADE, 2009
POSSAMAI, ZITA ROSANE. PATRIMÔNIO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES DE PESQUISA. REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. V. 16, N. 36, JAN./ABR., 2012.
POSSOLI, T. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A CSN COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EM
SIDERÓPOLIS. MONOGRAFIA. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC. 2008. DISPONÍVEL EM HTTP://WWW.BIB.UNESC.NET/BIBLIOTECA/SUMARIO/000038/00003826.PDF
ROSSI, CLÁUDIA MARIA SOARES. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. HORIZONTES, V. 35, N. 1, P. 113-120, JAN./ABR. 2017
SILVA. BÁRBARA VIRGINIA GROFF DA. EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS
NO ESTAGIO EM DOCÊNCIA EM HISTÓRIA. IN: GIL; CARMEM ZELI DE VARGAS. ET AL.(ORG.). PATRIMÔNIO
CULTURAL E ENSINO DE HISTÓRIA. EDELBRA, PORTO ALEGRE. 53-69. 2014.
SILVA. MONICA M. DA.; DELGADO, ANDREIA F. ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
PATRIMONIAL: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. IN; GIL, CARMEM Z.V;
TRINDADE. RHUAN T.Z. PATRIMÔNIO CULTURAL E ENSINO DE HISTÓRIA. PORTO ALEGRE, RS;
EDELBRA, 2014.
SILVEIRA, L. A.; BONATO, N. M. C. EDUCAÇÃO & CIDADE: O PAPEL DA ESCOLA NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. IV ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, 2008. DISPONÍVEL EM HTTP://WWW.ANPPAS.ORG.BR/ENCONTRO4/CD/ARQUIVOS/GT8-1069-1031-20080510222854.PDF
SOARES, A. L. R. PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: RETROSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. IN:
SOARES, A. L. R. ET AL. (ORG). EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: RELATOS E EXPERIÊNCIAS. SANTA MARIA:
UFSM, 2003, P.109-114.
SOUZA, ROSA FÁTIMA DE. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR NO BRASIL: NOTAS PARA UM DEBATE. REVISTA LINHAS, 2013.
SOUZA, RENATA DO NASCIMENTO DE. O PEDAGOGO E OS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A ATUAÇÃO
NOS MUSEUS. 2016. 121F. DISSERTAÇÃO (MESTRADO) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE
JANEIRO, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, 2016.
VIDAL, DIANA GONÇALVES. "CULTURA E PRÁTICA ESCOLARES: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DOCUMENTOS E ARQUIVOS ESCOLARES" IN: SOUZA, ROSA FÁTIMA DE & VALDEMARIN, VERA TERESA (ORGS.). A CULTURA ESCOLAR EM DEBATE - QUESTÕES CONCEITUAIS, METODOLÓGICAS E DESAFIOS PARA A PESQUISA. CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2005.