UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Educação, Medicalização e Drogas
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-15815
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- COMPREENDER, HISTORICAMENTE, OS USOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM SOCIEDADES E CULTURAS DISTINTAS.
- EXAMINAR AS POLÍTICAS PROIBICIONISTAS CONTEMPORÂNEAS PARA AS DROGAS À LUZ DA GEOPOLÍTICA DO CAPITAL.
- ANALISAR OS CONTEXTOS DE EMERGÊNCIA DOS CONCEITOS DROGAS, SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS, PSICOTRÓPICAS E ENTEÓGENAS NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS, ASSIM COMO VÍCIO E DEPENDÊNCIA QUÍMICA, ENTRE OUTROS.
- ANALISAR OS CONTEXTOS SOCIAIS DE EMERGÊNCIA DOS CONCEITOS DE PATOLOGIZAÇÃO, MEDICALIZAÇÃO E FARMACOLOGIZAÇÃO/FARMACEUTICALIZAÇÃO NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS.
- REFLETIR SOBRE INTERFACES E IMPACTOS DAS POLÍTICAS DE DROGAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO.
- REFLETIR SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARAS AS DROGAS, BRASILEIRAS OU NÃO, ABSTENCIONISTAS E DE REDUÇÃO DE DANOS E RISCOS.
- PERSCRUTAR PROGRAMAS E MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS SOBRE DROGAS.

EMENTA:

HISTÓRIA DAS DROGAS NAS SOCIEDADES ANTIGAS E MODERNAS. EMERGÊNCIA HISTÓRICA DAS POLÍTICAS PROIBICIONISTAS E DE REDUÇÃO DE DANOS E RISCOS. DROGA COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE SOCIAL. FUNÇÃO PEDAGÓGICA DAS POLÍTICAS DE DROGAS. EDUCAÇÃO E EDUCADORES NO DEBATE SOBRE DROGAS. PROBLEMATIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PROGRAMAS E MATERIAIS DIDÁTIDOS/PARADIDÁTICOS SOBRE DROGAS NO BRASIL.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08278 Top Esp VI- Prevenção de Drogas nas Escolas.
 
BIBLIOGRAFIA:

ACSELRAD, G. DROGAS, A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA COMO GARANTIA DE DIREITOS. REVISTA DA EMERJ, RIO DE JANEIRO, V.16, N.63 (EDIÇÃO ESPECIAL), P.96 - 104, OUT. - DEZ., 2013. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.EMERJ.TJRJ.JUS.BR/REVISTAEMERJ_ONLINE/EDICOES/REVISTA63/REVISTA63_96.PDF.
ACSELRAD, G. QUEM TEM MEDO DE FALAR SOBRE DROGAS? SABER MAIS PARA SE PROTEGER. RIO DE JANEIRO: FGV, 2015.
ALARCON, S. & JORGE, M.A.S. ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS - DIÁLOGOS SOBRE UM MAL-ESTAR CONTEMPORÂNEO. RIO DE JANEIRO: ED. FIOCRUZ, 2012.
AZIZE, R. L. ANTROPOLOGIA E MEDICAMENTOS: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA. R@U: REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR , V. 4, P. 134-139, 2012.
CADERNOS SBPC. A ERVA DA DISCÓRDIA. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.SBPCNET.ORG.BR/LIVRO/58RA/PDF/5%20MEDICINA%20&%20SA%FADE.PDF.
CARVALHO, J. REGULAMENTAÇÃO E CRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS NO BRASIL: A COMISSÃO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO DE ENTORPECENTES - 1936-1946. RIO DE JANEIRO: MULTIFOCO, 2013.
CARNEIRO, HENRIQUE S. BEBIDAS ALCOÓLICAS E OUTRAS DROGAS NA ÉPOCA MODERNA. ECONOMIA E EMBRIAGUEZ DO SÉCULO XVI AO XVIII. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.NEIP.INFO/DOWNLOADS/T_HENRIQUE_HISTORIA.PDF.
_____________. PEQUENA ENCICLOPÉDIA DA HISTÓRIA DAS DROGAS E BEBIDAS. RIO DE JANEIRO: ELSEVIER, 2005.
_____________. COMIDA E SOCIEDADE: UMA HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 2003.
_____________. BEBIDAS ALCOÓLICAS E OUTRAS DROGAS NA ÉPOCA MODERNA. ECONOMIA E EMBRIAGUEZ DO SÉCULO XVI AO XVIII. IN: PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO/SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO. DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS. COORDENAÇÃO DE DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS. - CURITIBA: SEED - PR., 2008. - 152 P. - (CADERNOS TEMÁTICOS DOS DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS, 3). DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.NEVUSP.ORG/DOWNLOADS/DOWN156.PDF.
_____________. A FABRICAÇÃO DO VÍCIO. 2002. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.NEIP.INFO/DOWNLOADS/T_HEN1.PDF.
COLLARES, C. L. & MOYSÉS, M. A. A. A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO EM ESPAÇO CLÍNICO (A PATOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO). SÉRIE IDEIAS (23), SÃO PAULO, FDE, 1994, P. 25-31.
COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A.; RIBEIRO, M. C. F. NOVAS CAPTURAS, ANTIGOS DIAGNÓSTICOS NA ERA DOS TRANSTORNOS. CAMPINAS, SP: MERCADO DAS LETRAS, 2013.
COLETIVO DAR. DICHAVANDO O PODER: DROGAS E AUTONOMIA. SÃO PAULO: AUTONOMIA LITARÁRIA, 2016.
ESCOHOTADO, A. HISTORIA DE LAS DROGAS. VOL. 2. ED. MADRID: ALIANZA, 1989.
DELMANTO, JÚLIO. CAMARADAS CARETAS - DROGAS E ESQUERDA NO BRASIL. SÃO PAULO: ALAMEDA, 2015.
FIORE, M. M. O LUGAR DO ESTADO NA QUESTÃO DAS DROGAS: O PARADIGMA PROIBICIONISTAS E AS ALTERNATIVAS. IN: SCHECAIRA, SS. DROGAS - UMA NOVA PERSPECTIVA. SÃO PAULO: IBCCRIM, 2014.
FOUCAULT, M. MICROFÍSICA DO PODER. 5ª ED. RIO DE JANEIRO: GRAAL, 1985.
_________. O NASCIMENTO DA CLÍNICA. 6ª ED. RIO DE JANEIRO: FORENSE UNIVERSITÁRIA, 2006.
_________. A ORDEM DO DISCURSO. 20ª ED. SÃO PAULO: LOYOLA, 2010.
_________. OS ANORMAIS. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2001.
_________. O PODER PSIQUIÁTRICO. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2006.
_________.
GARCIA, M. O USO PROBLEMÁTICO E CRACK E A CLASSE MÉDIA. IN: SOUZA, J (ORG.). CRACK E EXCLUSÃO SOCIAL. BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E CIDADANIA, SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICA SOBRE DROGAS, 2016.
GUIMARÃES, MARIA REGINA COTRIM. CIVILIZANDO AS ARTES DE CURAR: CHERNOVIZ E OS MANUAIS DE MEDICINA POPULAR NO IMPÉRIO. DISSERTAÇÃO. (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ), 2003.
HORA, D.M. ESCOLA NOVA E MODERNIZAÇÃO DA NAÇÃO: 1930-1945. IN: LOMBARDI, J.C; SAVIANI, D; NASCIMENTO, M.I.M. (ORG.). NAVEGANDO PELA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. CAMPINAS, SP: GRAF. FE: HISTEDBR, 2006, P.01-26.
HORA, D. M.. A ESCOLA-LABORATÓRIO DO PROJETO ESCOLANOVISTA E A MEDICALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. IN: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2011, VITÓRIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. VITÓRIA, 2011. V. 1. P. 1-15.
JESUS, PAULA RENATA CAMARGO DE. A PRESENÇA DO MEDICAMENTO ÉTICO NA MÍDIA DE MASSA. PROPAGANDA OU INFORMAÇÃO? DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.COMTEXTO.COM.BR/CONVICOMARTIGOPROPPAULARENATA.HTM.
KARAM, MARIA LUCIA. A LEI 11.343/06 E OS REPETIDOS DANOS DO PROIBICIONISMO. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PSICOTROPICUS.ORG/HOME.
KEDOUK, M. TARJA PRETA. SÃO PAULO: ABRIL, 2016.
___________. PRATO SUJO. SÃO PAULO: ABRIL, 2013.
LABATE, BEATRIZ CAIUBY; CARNEIRO, H. S.; GOULART, SANDRA (ORGS.) O USO RITUAL DAS PLANTAS DE PODER. CAMPINAS, MERCADO DE LETRAS/FAPESP, 2005.
_______ . ET AL. (ORG.). DROGAS E CULTURA: NOVAS PERSPECTIVAS. SALVADOR: UDUFBA, 2008.
MCMILLEN, S. "RATOLÂNDIA". DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.STUARTMCMILLEN.COM/COMICS_PT/RATOLANDIA/.
PATTO, MARIA HELENA SOUZA. A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: HISTÓRIAS DE SUBMISSÃO E REBELDIA. SÃO PAULO: CASA DO PSICÓLOGO, 1999.
RIBEIRO, MARIA IZABEL SOUZA. A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA CONTRAMÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, [S.L.], V. 3, N. 1, JUN. 2014. ISSN 2317-1219. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PORTALSEER.UFBA.BR/INDEX.PHP/ENTREIDEIAS/ARTICLE/VIEW/7047/8368.
RIBEIRO, TIAGO MAGALHÃES. GOVERNO ETICO-POLÍTICO DE USUÁRIOS DE MACONHA. CURITIBA: ED. PRISMA, 2016.
_______________. DO "VOCÊ NÃO PODE" AO "VOCÊ NÃO QUER" - UMA HISTÓRIA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS NA EDUCAÇÃO. CURITIBA: PRISMAS, 2013.
SAVIANI. DERMEVAL. A PEDAGOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA E TEORIA. 2 ED. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2012.
SEGATTO, C.; MARTINS, I. ET ALL. RIVOTRIL: POR QUE O MEDICAMENTO É O SEGUNDO MAIS VENDIDO NO PAÍS? IN: REVISTA ÉPOCA, 19/02/2009. DISPONÍVEL EM: HTTP://REVISTAEPOCA.GLOBO.COM/REVISTA/EPOCA/0,,EMI27270-15257,00-RIVOTRIL+POR+QUE+O+MEDICAMENTO+E+O+SEGUNDO+MAIS+VENDIDO+NO+PAIS.HTML.
SHECAIRA, SS. (ORG.). DROGAS - UMA NOVA PERSPECTIVA. SÃO PAULO: IBCCRIM, 2014.
SILVA, MARIA DE LOURDES. DROGAS: DA MEDICINA À REPRESSÃO POLICIAL - A CIDADE DO RIO DE JANEIRO ENTRE 1921 E 1945. RIO DE JANEIRO: OUTRAS LETRAS, 2015.
SILVA, ML; BRANDÃO, B.; RIBEIRO, TM. DOSSIÊ DROGAS, MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO. REVISTA TEIAS, V. 17, N. 45 (2016). DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.E-PUBLICACOES.UERJ.BR/INDEX.PHP/REVISTATEIAS/ISSUE/CURRENT.
SODELLI, MARCELO. USO DE DROGAS E PREVENÇÃO: DA DESCONSTRUÇÃO DA POSTURA PROIBICIONISTA ÀS AÇÕES REDUTORAS DE VULNERABILIDADE. SÃO PAULO: IGLU, 2013.
VAINFAS, RONALDO. MICRO-HISTÓRIA - OS PROTAGONISTAS ANÔNIMOS DA HISTÓRIA. RIO DE JANEIRO: CAMPOS, 2002.
VEIGA, CYNTHIA GREIVE, FONSECA, THAIS N. DE LIMA. (ORG.) HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2008.
VENÂNCIO, RENATO; CARNEIRO, HENRIQUE. ÁLCOOL E DROGAS NA HISTÓRIA DO BRASIL. SÃO PAULO: ALAMEDA; BELO HORIZONTE: PUCMINAS, 2005.
VERÍSSIMO, MARCOS A. MACONHEIROS, FUMONS E GROWERS. RIO DE JANEIRO: AUTOGRAFIA, 2017.
SAZS, THOMAS. NUESTRO DERECHO A LAS DROGAS. BARCELONA: ED. ANAGRAMA, 2001.
ZUCOLOTO, PATRÍCIA CARLA SILVA DO VALE. O MÉDICO HIGIENISTA NA ESCOLA: AS ORIGENS HISTÓRICAS DA MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR. REVISTA BRASILEIRA CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO HUMANO. N.17(1): 136-145, 2007.

INSTITUIÇÕES E SOCIEDADES:

PLATAFORMA BRASILEIRA DE POLÍTICAS DE DROGAS - HTTP://PBPD.ORG.BR/WORDPRESS/.
NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE PSICOATIVOS - NEIP - HTTP://NEIP.INFO/.
OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DE INFORMAÇÕES SOBRE DROGAS - HTTP://OBID.SENAD.GOV.BR/OBID.
PORTAL DE INFORMAÇÃO A DISTÂNCIA: SUJEITOS, CONTEXTOS E DROGAS - HTTP://WWW.ABERTA.SENAD.GOV.BR/.
CAMINHOS DO CUIDADO/SUS - HTTP://WWW.CAMINHOSDOCUIDADO.ORG/NUCLEO-PEDAGOGICO/MATERIAL-DIDATICO/.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE DROGAS/ABRAMD - CIÊNCIA E DIVERSIDADE - HTTP://ABRAMD.ORG/.
ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DROGAS E CRIME - HTTP://WWW.UNODC.ORG/.
CENTRO BRASILEIRO DE INFORMAÇÕES SOBRE DROGAS E PSICOTRÓPICOS - HTTP://WWW.CEBRID.COM.BR/.
LEAP-BRASIL. HTTP://WWW.LEAPBRASIL.COM.BR/QUEM-SOMOS/A-LEAP-BRASIL.