UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15813
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

CONHECER OS PRESSUPOSTOS, FUNDAMENTOS, POSSIBILIDADES E LIMITES DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS NÃO-CRÍTICAS E DAS TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS
APRESENTAR O HISTÓRICO E OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
PENSAR O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
SUBSIDIAR O TRABALHO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

EMENTA:

TEORIAS PEDAGÓGICAS NÃO-CRÍTICAS E TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS: PRESSUPOSTOS, FUNDAMENTOS, POSSIBILIDADES E LIMITES. MARXISMO E EDUCAÇÃO: PEDAGOGIAS SOCIALISTAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. EDUCAÇÃO, ESCOLA E REVOLUÇÃO. ANTECEDENTES E FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, SOCIEDADE, NATUREZA, TRABALHO, EDUCAÇÃO E ESCOLA. A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. PROPOSTA DE ATIVIDADES ORIENTADAS PELA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.


BIBLIOGRAFIA:

GERALDO, A. C. H. DIDÁTICA DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2009.
LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (ORGS.). A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2005.
LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (ORGS.). MARXISMO E EDUCAÇÃO: DEBATES CONTEMPORÂNEOS. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2005.
LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (ORGS.). HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2011.
MALANCHEN, J. CULTURA, CONHECIMENTO E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2016.
MARSIGLIA, A. C. G. (ORG.) PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: 30 ANOS. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2011.
MARSIGLIA, A. C. G.; BATISTA, E. L. (ORGS). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2012.
ORSO, P. J.; MALANCHEN, J.; CASTANHA, A. P. (ORGS.). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃO: 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA. CAMPINAS: AMARZÉM DO IPÊ, 2017.
PAGNOCELLI, C.; MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D. (ORGS.) O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS DISCIPLINAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. CAMPINAS: AMARZÉM DO IPÊ, 2016.
PINHEIRO, B. C. S. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. CURITIBA: APPRIS, 2016.
SANTOS, C. S. ENSINO DE CIÊNCIAS: ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA. CAMPINAS, AUTORES ASSOCIADOS, 2005.
SAVIANI, D. ESCOLA E DEMOCRACIA. 40. ED. (COMEMORATIVA). CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2008.
SAVIANI, D. HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL. 3. ED. CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2010.
SAVIANI, D. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. 11. ED. CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2011.
SAVIANI, D. SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: SIGNIFICADO, CONTROVÉRSIAS E PERSPECTIVAS. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2ª ED. REV. AMP., 2017.
SAVIANI, D; DUARTE, N. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E LUTA DE CLASSES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2012.