UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Didática, Ensino Híbrido e Metodologias Ativas
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15811
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Identificar os conceitos teórico-metodológicos do Ensino Híbrido e das Metodologias Ativas no processo de ensino-aprendizagem e suas possíveis contribuições para o campo da Didática.
Destacar as teorias da aprendizagem que contribuem para as práticas e perspectivas ativas e centradas no aluno.
Apresentar os diferentes modelos do Ensino Híbrido em sua articulação com os recursos tecnológicos.
Identificar os novos ambientes educacionais e as potencialidades do trabalho a partir do Ensino Híbrido.
Identificar as implicações na docência e na aprendizagem a partir da metodologia da Sala de aula Invertida.
Apresentar as concepções de Pedagogia de Projetos, PBL e Storytelling, destacando a relevância de um trabalho integrador construído a partir da realidade vivenciada pelo aluno.
Destacar as concepções de Gamificação e potencialidades para aprendizagem.

EMENTA:

Abordagem didática numa perspectiva de Ensino Híbrido e de Metodologias Ativas de Aprendizagem, tendo o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Metodologias com foco na aprendizagem ativa, colaborativa e significativa. Concepção de docência como mediação e colaboração na construção do conhecimento. Novos formatos de construção do conhecimento a partir da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. Aprendizagem centrada no aluno e na personalização do ensino.


BIBLIOGRAFIA:

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BACICH, Lilian e MORÁN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Penso (Edição Digital): Ebook, 2018.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuini. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
GUIMARÃES, Ana Lucia. Aprendizagem Colaborativa e Redes Sociais. Experiências Inovadoras. Curitiba: Appris, 2018.
HORN; STAKER, M. B; H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
MACHADO, Andreia [et al]. Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.
MATTAR, João. Metodologias ativas para educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MIRANDA, Simão de. Estratégias Didáticas Para Aulas Criativas. São Paulo: Papirus, 2017.