UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Avaliação na Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15810
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender o que é a infância, as infâncias e as especificidades das crianças;
Analisar as políticas e propostas nacionais e municipais de avaliação para a educação infantil;
Refletir acerca do processo de avaliação na educação infantil e a formação de professores;
Construir instrumentos qualitativos de avaliação (em especial, o relatório), de modo que potencializem a aprendizagem de diferentes infâncias.

EMENTA:

Estudo da concepção de infância, infâncias e crianças. Especificidades da educação infantil no contexto contemporâneo. Políticas públicas e propostas nacionais e municipais de avaliação na educação infantil. Visão crítica das atuais propostas de avaliação na educação infantil. A avaliação da aprendizagem e o cotidiano da educação infantil. A avaliação e os processos formativos do/a professor/a. A avaliação como ferramenta de investigação da prática docente.


BIBLIOGRAFIA:

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CERON, Liliane & JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil. In: ALBUQUERQUE, Jane Felipe & CORSO, Luciana Vellinho (orgs.). Para pensar a educação infantil em tempos de retrocessos: lutamos pela educação infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2017.
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