UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias e Educação Online - Disciplina a Distância
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15808
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

. Compreender as dinâmicas e processos das modalidades educacionais da educação a distância, educação aberta, educação online e educação móvel.
. Discutir a legislação da EAD no Brasil.
. Compreender os potenciais das tecnologias digitais e dos ambientes digitais online.
. Arquitetar e planejar conteúdos e situações de aprendizagem em ambientes online.
. Desenvolver estratégias e dispositivos para avaliar a aprendizagem online.
. Refletir sobre o papel do docente e da equipe interdisciplinar nos processos de gestão, ensino e aprendizagem online.
. Explorar diversas possibilidades educativas e comunicacionais da educação online em espaços multirreferenciais de aprendizagem.
. Vivenciar a formação e aprendizagem online.

EMENTA:

Acesso à Internet.
Saber usar recursos básicos de informática (acessar internet, gerenciar arquivos e mensagens online, editar textos).
Educação a distância, educação aberta, educação online, educação móvel. Políticas e legislação no Brasil.
Fundamentos da educação online como um fenômeno da cibercultura: interatividade, hipertexto, simulação, convergência e mobilidade.
Ambientes digitais da aprendizagem: fundamentos e interfaces de conteúdos, comunicação e gestão.
Desenho didático para o ensino e a aprendizagem online.
Produção de conteúdos e gestão de processos e equipes na educação online. Docência e tutoria online. Avaliação de processos e equipes na educação online. Docência e tutoria online.
Avaliação da aprendizagem online.
A educação online nos espaços multirreferências de aprendizagem (escola básica, universidades, universidade corporativa, espaços não formais).



BIBLIOGRAFIA:

ARDOINO, J. ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL (PLURAL) DAS SITUAÇÕES EDUCATIVAS E FORMATIVAS. IN: BARBOSA, J. (ORG.). MULTIRREFERENCIALIDADE NAS CIÊNCIAS E NA EDUCAÇÃO. SÃO CARLOS: EDUFSCAR, 1998, P. 24-41.

_____. PARA UMA PEDAGOGIA SOCIALISTA. BRASÍLIA: EDITORA PLANO, 2003.

BARBIER, R. A ESCUTA SENSÍVEL NA ABORDAGEM TRANSVERSAL. IN: BARBOSA J. G. (ORG.). MULTIRREFERENCIALIDADE NAS CIÊNCIAS E NA EDUCAÇÃO. SÃO CARLOS: EDUFSCAR, 1998, P. 168-198.

BARBIER, R.A PESQUISA-AÇÃO.TRAD. LUCIEDIDIO. BRASÍLIA: EDITORA PLANO, 2002.

BARTHES, R. AULA. 10ª EDIÇÃO, SÃO PAULO: CULTRIX, 1978.

CERTEAU, M. A INVENÇÃO DO COTIDIANO: 1: ARTES DE FAZER. PETRÓPOLIS, RJ: VOZES, 1994.

COULON, A. ETNOMETODOLOGIA E EDUCAÇÃO. PETRÓPOLIS: VOZES, 1995.

D'ÁVILA, C. FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: LIMITES E DESAFIOS. IN: REVISTA DA FAEBA: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, SALVADOR, V.17, N.30, JUL.DEZ.2008.(PGS 33-43).

FREIRE, P. EDUCAÇÃO NA CIDADE. SÃO PAULO: EDITORA CORTEZ, 2000.

_____.PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, 1996.
_____.PEDAGOGIA DA INDIGNAÇÃO: CARTAS PEDAGÓGICAS E OUTROS ESCRITOS. SÃO PAULO: EDITORA UNESP, 2000.
_____.PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, 1996.

FREITAS, M. T. A ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA COMO ORIENTADORA DA PESQUISA QUALITATIVA. IN: CADERNOS DE PESQUISA, N. 116, P. 21-39, JULHO/2002.

JOSSO, M. C. EXPERIÊNCIAS DE VIDA E FORMAÇÃO. SÃO PAULO: CORTEZ EDITORA, 2004.

LEMOS, ANDRÉ. ESTRUTURAS ANTROPOLÓGICAS DO CIBERESPAÇO. IN: TEXTOS DE CULTURA E COMUNICAÇÃO, N. 35, SALVADOR:FACOM/UFBA, JULHO 1996.

_____. ANJOS INTERATIVOS E RETRIBALIZAÇÃO DO MUNDO: SOBRE INTERATIVIDADE E INTERFACES DIGITAIS.HTTP://WWW.FACOM.UFBA.BR/PESQ/CYBER/LEMOS/INTERAC.HTML - CAPTURADO EM 02/12/2001.

_____.CIBERCULTURA: TECNOLOGIA E VIDA SOCIAL NA CULTURA CONTEMPOTÂNEA.PORTO ALEGRE: SULINA, 2002.

_____. CULTURA DAS REDES:CIBERENSAIOS PARA O SÉCULO XXI. SALVADOR: EDUFBA, 2002.

_____.CUNHA, P. (ORGS.). OLHARES SOBRE A CIBERCULTURA .PORTO ALEGRE: SULINA, 2003.

_____. ARTE E MÍDIA LOCATIVA NO BRASIL. IN: PELLANDA, EDUARDO CAMPOS. COMUNICAÇÃO MÓVEL NO CONTEXTO BRASILEIRO. IN: LEMOS, ANDRÉ. JOSGRILBERG, FÁBIO (ORGS). COMUNICAÇÃO E MOBILIDADE. SALVADOR: EDUFBA, 2009. (PS. 123-135).

_____. PREFÁCIO. IN: BONILLA, MARIA HELENA S.; PRETTO, NELSON. INCLUSÃO DIGITAL: POLÊMICA CONTEMPORÂNEA. SALVADOR: EDUFBA, 2011, P. 15-21.

LEMOS, ANDRÉ; LÉVY, PIERRE. O FUTURO DA INTERNET: EM DIREÇÃO A UMA CIBERDEMOCRACIA PLANETÁRIA.SÃO PAULO: PAULUS, 2010.

LEMOS, R. WEB 2.0: COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. RIO DE JANEIRO: FGV ON-LINE, 2006.

MACEDO, R. S. POR UMA EPISTEMOLOGIA MULTIRREFERENCIAL E COMPLEXA NOS MEIOS EDUCACIONAIS. IN: BARBOSA, J. G. (ORG.). REFLEXÕES EM TORNO DA ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL. SÃO CARLOS: UFSCAR 1998, P. 57-71.

_____. A ETNOPESQUISA CRÍTICA E MULTIRREFERENCIAL NAS CIÊNCIAS HUMANAS E NA EDUCAÇÃO.SALVADOR: EDUFBA, 2000.

_____. O RIGOR HERMENÊUTICONAANÁLISE E INTERPRETAÇÃOEMETNOPESQUISACRÍTICA. IN: OKADA, A. (ORG.) CARTOGRAFIA COGNITIVA: MAPAS DO CONHECIMENTO PARA PESQUISA, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE. CUIABÁ-MTS: KCM, 2008.

MARCUSCHI, L. A. GÊNEROS TEXTUAIS EMERGENTES NO CONTEXTO DA TECNOLOGIA DIGITAL. IN: MARCUSCHI, L. A; XAVIER, A. C. (ORGS.). HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS. RIO DE JANEIRO: LUCERNA, 2004.

MORIN, E. CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA. 3ª ED. RIO DE JANEIRO: BERTRAND BRASIL, 1999.

_____. A CABEÇA BEM FEITA: REPENSAR E REFORMA, REFORMAR O PENSAMENTO. RIO DE JANEIRO, BERTRAND BRASIL, 2000.

_____. DA NECESSIDADE DE UM PENSAMENTO COMPLEXO. IN: MACHADO, J. (ORG.) PARA NAVEGAR NO SÉCULO XXI. PORTO ALEGRE: SULINA/EDIPUCRS, 1999.

_____. EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE. IN: DORA FRIEDSCHINITMAN. PORTO ALEGRE, ARTE MÉDICAS, 1996. (P. 274-286).

MORIN, E; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. EDUCAR NA ERA PLANETÁRIA. O PENSAMENTO COMPLEXO COMO MÉTODO DA APRENDIZAGEM PELO ERRO E INCERTEZA HUMANA. SÃO PAULO: CORTEZ; BRASÍLIA, DF:UNESCO, 2003.

NÓVOA, A. (ORG.). VIDA DE PROFESSORES. LISBOA: PORTO EDITORA, 1995.

_____. (ORG.). PROFISSÃO PROFESSOR. PORTO: PORTO EDITORA. 1999.

_____.FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO PEDAGÓGICO. LISBOA: EDUCA, 2002.

_____. PREFÁCIO. IN: JOSSO, MARIE CHRISTINE. EXPERIÊNCIAS DE VIDA E FORMAÇÃO. SÃO PAULO: CORTEZ EDITORA, 2004, P. 11-34.

OKADA, A. CARTOGRAFIA COGNITIVA: NOVOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES. IN: OKADA, A.; SANTOS, E.; ALMEIDA, F. (ORGS.). CURSO ONLINE: USO DE SOFTWARE NA PESQUISA QUALITATIVA. PUS-SP, COGEAE, HTTP://COGEAE.DIALDATA.COM.BR/SOFT/520/1/1/MODULOS/TEXTO2.PHP (ACESSADO EM MARÇO DE 2004).

RECUERO, R. REDES SOCIAIS NA INTERNET. PORTO ALEGRE: SULINA, 2009. (COLEÇÃO CIBERCULTURA).

_____. LEMOS, R. REDES SOCIAIS DIGITAIS A CONEXÃO CONECTIVA DO TWITTER. SÃO PAULO: PAULUS, 2010.

SANTOS. E. COUTO, E. PORTO, CRISTIANE. APP-LEARNING: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E FORMAÇÃO, SALVADOR: EDUFBA, 2016.

SANTOS, E. PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. SANTO TIRSO, EDITORA: WHITEBOOKS, 2014.

SANTOS, E (ORG). DIÁRIO-ONLINE COMO DISPOSITIVO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM. SANTO TIRSO, EDITORA: WHITEBOOKS, 2014.

SANTOS, EDMÉA OLIVEIRA; CARVALHO, FELIPE SILVA PONTE ; PIMENTEL, MARIANO . MEDIAÇÃO DOCENTE ONLINE PARA COLABORAÇÃO: NOTAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. ETD. EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, V. 18, P. 23-42, 2016.

RIBEIRO, M. ; SANTOS, EDMÉA OLIVEIRA . PESQUISA FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL E COM OS COTIDIANOS NA CIBERCULTURA: TECENDO A METODOLOGIA COM UM RIGOR OUTRO. REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA, V. 25, P. 295-310, 2016.

SANTOS, EDMÉA OLIVEIRA; COLACIQUE, R. ; SILVA, F. . A AUTORIA VISUAL NA INTERNET: O QUE DIZEM OS MEMES?. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, V. 18, P. 135-157, 2016.

SANTOS, EDMÉA. O.; SILVA, F. ; ROSSINI, T. . AUTORIA EM REDE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMERGENTE. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO), V. 15, P. 515-536, 2015.

SANTOS, EDMÉA. O.; ROSSINI, T. . DESIGN-INTERATIVO ABERTO: UM DISPOSITIVO DA PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), V. 13, P. 1-20, 2015.

SANTOS, EDMÉA. O.; SANTOS, R. . PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. REVISTA DA FAEEBA: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, V. 24, P. 69-82, 2015.

SANTOS, EDMÉA. O.. A MOBILIDADE CIBERCULTURAL: COTIDIANOS NA INTERFACE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO. REVISTA EM ABERTO - INEP, V. 28, P. 134-148, 2015.

WEBER, ALINE ; SANTOS, EDMÉA. O. ; CRUZ, M. LETRAMENTOS E ALFABETIZAÇÕES NA CIBERCULTURA: CRIANÇAS E JOVENS EM REDE, DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO. LEITURA. TEORIA & PRÁTICA, V. 32, P. 59-73-73, 2014.

DAVILLA, C. ; SANTOS, EDMÉA. O. . IMAGENS VOLÁTEIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORXS 1 :DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS E LÚDICOS PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REVISTA ENTRE IDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE (ON LINE), V. 3, P. 113-127, 2014.

SANTOS, EDMÉA. O.; SILVA, F. ; SANTOS, R. . COMPOSIÇÕES HÍBRIDAS NA PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO, V. 14, P. 53-62, 2014.

SANTOS, EDMÉA. O.; SANTOS, R. . A TESSITURA DO CONHECIMENTO VIA MÍDIAS E REDES SOCIAIS DA INTERNET: NOTAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO MUTIRREFERENCIAL EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), V. 18, P. 43-71, 2013.


SANTOS, E. SILVA. M. (ORGS) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ONLINE. SÃO PAULO:LOYOLA, 2006.

WEBER, ALINE ; SANTOS, EDMÉA. O. . EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: APRENDIZAGEM UBÍQUA NO CURRÍCULO DA DISCIPLINA DIDÁTICA. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR), V. 13, P. 285-303, 2013.

_____. O CURRÍCULO E O DIGITAL: EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTANCIA. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2002.

_____. O CURRÍCULO EM REDE E O CIBERESPAÇO COMO DESAFIO PARA A EAD IN: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA NOVA CONCEPÇÃO DE APRENDIZADO E INTERATIVIDADE. SÃO PAULO: FUTURA, 2003, P. 135-148.

_____. ARTICULAÇÃO DE SABERES NA EDUCAÇÃO ONLINE: POR UMA REDE INTERDISCIPLINAR E INTERATIVA DE CONHECIMENTOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. IN: SILVA, M. (ORG.). EDUCAÇÃO ONLINE. SÃO PAULO : LOYOLA, 2003, P. 217-272.

_____.; OKADA, A. O DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A EMPIRIA: MAPEANDO NOÇÕES SUBSUNÇORAS, COM O USO DE SOFTWARE, UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E DOCÊNCIA EM EAD ONLINE. 2004. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.ABED.ORG.BR/CONGRESSO2004/POR/HTM/147-TC-D2.HTM. ACESSADO EM: 28.12.2013.

_____.EDUCAÇÃO ONLINE: CIBERCULTURA E PESQUISA-FORMAÇÃONAPRÁTICADOCENTE.TESE DE DOUTORADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2005. .

_____.OS DOCENTES E SEUS LAPTOPS 2G: DESAFIOS DA CIBERCULTURA NA ERA DA MOBILIDADE IN: CHALLENGES - VI CONFERÂNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 2009, BRAGA - PT. ACTAS DA VI-VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM (IN)FORMAL NA WEB SOCIAL. UNIVERSIDADE DO MINHO, 2009.

______. A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ANTES E DEPOIS DA WEB 2.0: RELATOS DE UMA DOCENTE-PESQUISADORA. IN: RANGEL, MARY; FREIRE, WENDEL (ORGS.). ENSINO-APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO. RIO DE JANEIRO: WAK EDITORA, 2010A, P. 107-127.

______. ENTREVISTA PARA O PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO. SÉRIE CIBERCULTURA: O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO. SANTOS, EDMÉA (ORG). IN: HTTP://TVBRASIL.ORG.BR/SALTOPARAOFUTURO/ , 2011B.

______. EDUCAÇÃO ONLINE COMO UM FENÔMENO DA CIBERCULTURA. IN: SILVA, M. ET AL. EDUCAÇÃO ONLINE: CENÁRIOS, FORMAÇÃO E QUESTÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS. RIO DE JANEIRO: EDITORA WAK. 2010.

______. PROJETO DE PESQUISA "A CIBERCULTURA NA ERA DAS REDES SOCIAIS E DA MOBILIDADE: NOVAS POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES". RIO DE JANEIRO: PROPED-UERJ, CNPQ, 2010B.

_____. AS IMAGENS E A EDUCAÇÃO ONLINE: CONVERGÊNCIAS ENTRE O CINEMA E OS FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. IN: BERINO, A; SOARES, C. (ORGS.). EDUCAÇÃO E IMAGENS: INSTITUIÇÕES ESCOLARES, MÍDIAS E CONTEMPORANEIDADE. RIO DE JANEIRO: DP & A, 2010C, V. 1, P. 105-124.

_____.SANTOS, R. PENSANDO COM E SOBRE AS IMAGENS: UMA CONVERGÊNCIA ENTRE CINEMA E BLOG NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. IN: FREITAS, MARIA TERESA (ORG.). ESCOLA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CINEMA. JUIZ DE FORA: ED. UFJF, 2011, P 125-143.

______. A CIBERCULTURA E A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MOBILIDADE E REDES SOCIAIS: CONVERSANDO COM OS COTIDIANOS. IN: FONTOURA, HELENA. SILVA, MARCO. (ORGS)PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LINGUAGEM E MÍDIAS: DESAFIOS À PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES. RIO DE JANEIRO: ANPED NACIONAL, 2011A. (PS. 74-98).


SERPA, F. O PARADIGMA DA VIRTUALIDADE. IN: LUBSCO, M. L.; BRANDÃO, M. B. (ORGS.). INFORMAÇÃO & INFORMÁTICA. SALVADOR: EDUFBA, 2000.

_____. TECNOLOGIA PROPOSICIONAL E AS PEDAGOGIAS DA DIFERENÇA. IN: NOÉSIS. CADERNO DE PESQUISA, REFLEXÕES E TEMAS EDUCACIONAIS EM CURRÍCULO E FORMAÇÃO. N 4, JAN/DEZ, 2003. (P. 29-30).

SILVA, M. SALA DE AULA INTERATIVA. SÉTIMA EDIÇÃO. SÃO PAULO, LOYOLA, 2014.

_____. EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: O DESAFIO COMUNICACIONAL DO PROFESSOR PRESENCIAL E ONLINE. IN: REVISTA DA FAEEBA - EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. SALVADOR: EDITORA DA UNEB, V.12, N.20, P. 261-271, JUL/DEZ, 2003.

_____. INFOEXCLUSÃO E ANALFABETISMO DIGITAL: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E NA CIBERCULTURA. IN: FREITAS, MARIA TERESA DE ASSUNÇÃO. CIBERCULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2009, P. 75-86.