UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias e Educação Online - Disciplina a Distância
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15808
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Acesso à Internet.

Saber usar recursos básicos de informática (acessar internet, gerenciar arquivos e mensagens online, editar textos).

Educação a distância, educação aberta, educação online, educação móvel. Políticas e legislação no Brasil.

Fundamentos da educação online como um fenômeno da cibercultura: interatividade, hipertexto, simulação, convergência e mobilidade.

Ambientes digitais da aprendizagem: fundamentos e interfaces de conteúdos, comunicação e gestão.

Desenho didático para o ensino e a aprendizagem online.

Produção de conteúdos e gestão de processos e equipes na educação online. Docência e tutoria online. Avaliação de processos e equipes na educação online. Docência e tutoria online.

Avaliação da aprendizagem online.

A educação online nos espaços multirreferências de aprendizagem (escola básica, universidades, universidade corporativa, espaços não formais).



OBJETIVO(S):

. Compreender as dinâmicas e processos das modalidades educacionais da educação a distância, educação aberta, educação online e educação móvel.

. Discutir a legislação da EAD no Brasil.

. Compreender os potenciais das tecnologias digitais e dos ambientes digitais online.

. Arquitetar e planejar conteúdos e situações de aprendizagem em ambientes online.

. Desenvolver estratégias e dispositivos para avaliar a aprendizagem online.

. Refletir sobre o papel do docente e da equipe interdisciplinar nos processos de gestão, ensino e aprendizagem online.

. Explorar diversas possibilidades educativas e comunicacionais da educação online em espaços multirreferenciais de aprendizagem.

. Vivenciar a formação e aprendizagem online.



BIBLIOGRAFIA:

ARDOINO, J. ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL (PLURAL) DAS SITUAçõES EDUCATIVAS E FORMATIVAS. IN: BARBOSA, J. (ORG.). MULTIRREFERENCIALIDADE NAS CIêNCIAS E NA EDUCAçãO. SãO CARLOS: EDUFSCAR, 1998, P. 24-41.



_____. PARA UMA PEDAGOGIA SOCIALISTA. BRASíLIA: EDITORA PLANO, 2003.



BARBIER, R. A ESCUTA SENSíVEL NA ABORDAGEM TRANSVERSAL. IN: BARBOSA J. G. (ORG.). MULTIRREFERENCIALIDADE NAS CIêNCIAS E NA EDUCAçãO. SãO CARLOS: EDUFSCAR, 1998, P. 168-198.



BARBIER, R.A PESQUISA-AçãO.TRAD. LUCIEDIDIO. BRASíLIA: EDITORA PLANO, 2002.



BARTHES, R. AULA. 10ª EDIçãO, SãO PAULO: CULTRIX, 1978.



CERTEAU, M. A INVENçãO DO COTIDIANO: 1: ARTES DE FAZER. PETRóPOLIS, RJ: VOZES, 1994.



COULON, A. ETNOMETODOLOGIA E EDUCAçãO. PETRóPOLIS: VOZES, 1995.



D´áVILA, C. FORMAçãO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: LIMITES E DESAFIOS. IN: REVISTA DA FAEBA: EDUCAçãO E CONTEMPORANEIDADE, SALVADOR, V.17, N.30, JUL.DEZ.2008.(PGS 33-43).



FREIRE, P. EDUCAçãO NA CIDADE. SãO PAULO: EDITORA CORTEZ, 2000.



_____.PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSáRIOS à PRáTICA EDUCATIVA. SãO PAULO: PAZ E TERRA, 1996.

_____.PEDAGOGIA DA INDIGNAçãO: CARTAS PEDAGóGICAS E OUTROS ESCRITOS. SãO PAULO: EDITORA UNESP, 2000.

_____.PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. SãO PAULO: PAZ E TERRA, 1996.



FREITAS, M. T. A ABORDAGEM SóCIO-HISTóRICA COMO ORIENTADORA DA PESQUISA QUALITATIVA. IN: CADERNOS DE PESQUISA, N. 116, P. 21-39, JULHO/2002.



JOSSO, M. C. EXPERIêNCIAS DE VIDA E FORMAçãO. SãO PAULO: CORTEZ EDITORA, 2004.



LEMOS, ANDRé. ESTRUTURAS ANTROPOLóGICAS DO CIBERESPAçO. IN: TEXTOS DE CULTURA E COMUNICAçãO, N. 35, SALVADOR:FACOM/UFBA, JULHO 1996.



_____. ANJOS INTERATIVOS E RETRIBALIZAçãO DO MUNDO: SOBRE INTERATIVIDADE E INTERFACES DIGITAIS.HTTP://WWW.FACOM.UFBA.BR/PESQ/CYBER/LEMOS/INTERAC.HTML - CAPTURADO EM 02/12/2001.



_____.CIBERCULTURA: TECNOLOGIA E VIDA SOCIAL NA CULTURA CONTEMPOTâNEA.PORTO ALEGRE: SULINA, 2002.



_____. CULTURA DAS REDES:CIBERENSAIOS PARA O SéCULO XXI. SALVADOR: EDUFBA, 2002.



_____.CUNHA, P. (ORGS.). OLHARES SOBRE A CIBERCULTURA .PORTO ALEGRE: SULINA, 2003.



_____. ARTE E MíDIA LOCATIVA NO BRASIL. IN: PELLANDA, EDUARDO CAMPOS. COMUNICAçãO MóVEL NO CONTEXTO BRASILEIRO. IN: LEMOS, ANDRé. JOSGRILBERG, FáBIO (ORGS). COMUNICAçãO E MOBILIDADE. SALVADOR: EDUFBA, 2009. (PS. 123-135).



_____. PREFáCIO. IN: BONILLA, MARIA HELENA S.; PRETTO, NELSON. INCLUSãO DIGITAL: POLêMICA CONTEMPORâNEA. SALVADOR: EDUFBA, 2011, P. 15-21.



LEMOS, ANDRé; LéVY, PIERRE. O FUTURO DA INTERNET: EM DIREçãO A UMA CIBERDEMOCRACIA PLANETáRIA.SãO PAULO: PAULUS, 2010.



LEMOS, R. WEB 2.0: COMPREENSãO E RESOLUçãO DE PROBLEMAS. RIO DE JANEIRO: FGV ON-LINE, 2006.



MACEDO, R. S. POR UMA EPISTEMOLOGIA MULTIRREFERENCIAL E COMPLEXA NOS MEIOS EDUCACIONAIS. IN: BARBOSA, J. G. (ORG.). REFLEXõES EM TORNO DA ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL. SãO CARLOS: UFSCAR 1998, P. 57-71.



_____. A ETNOPESQUISA CRíTICA E MULTIRREFERENCIAL NAS CIêNCIAS HUMANAS E NA EDUCAçãO.SALVADOR: EDUFBA, 2000.



_____. O RIGOR HERMENêUTICONAANáLISE E INTERPRETAçãOEMETNOPESQUISACRíTICA. IN: OKADA, A. (ORG.) CARTOGRAFIA COGNITIVA: MAPAS DO CONHECIMENTO PARA PESQUISA, APRENDIZAGEM E FORMAçãO DOCENTE. CUIABá-MTS: KCM, 2008.



MARCUSCHI, L. A. GêNEROS TEXTUAIS EMERGENTES NO CONTEXTO DA TECNOLOGIA DIGITAL. IN: MARCUSCHI, L. A; XAVIER, A. C. (ORGS.). HIPERTEXTO E GêNEROS DIGITAIS. RIO DE JANEIRO: LUCERNA, 2004.



MORIN, E. CIêNCIA COM CONSCIêNCIA. 3ª ED. RIO DE JANEIRO: BERTRAND BRASIL, 1999.



_____. A CABEçA BEM FEITA: REPENSAR E REFORMA, REFORMAR O PENSAMENTO. RIO DE JANEIRO, BERTRAND BRASIL, 2000.



_____. DA NECESSIDADE DE UM PENSAMENTO COMPLEXO. IN: MACHADO, J. (ORG.) PARA NAVEGAR NO SéCULO XXI. PORTO ALEGRE: SULINA/EDIPUCRS, 1999.



_____. EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE. IN: DORA FRIEDSCHINITMAN. PORTO ALEGRE, ARTE MéDICAS, 1996. (P. 274-286).



MORIN, E; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. EDUCAR NA ERA PLANETáRIA. O PENSAMENTO COMPLEXO COMO MéTODO DA APRENDIZAGEM PELO ERRO E INCERTEZA HUMANA. SãO PAULO: CORTEZ; BRASíLIA, DF:UNESCO, 2003.



NóVOA, A. (ORG.). VIDA DE PROFESSORES. LISBOA: PORTO EDITORA, 1995.



_____. (ORG.). PROFISSãO PROFESSOR. PORTO: PORTO EDITORA. 1999.



_____.FORMAçãO DE PROFESSORES E TRABALHO PEDAGóGICO. LISBOA: EDUCA, 2002.



_____. PREFáCIO. IN: JOSSO, MARIE CHRISTINE. EXPERIêNCIAS DE VIDA E FORMAçãO. SãO PAULO: CORTEZ EDITORA, 2004, P. 11-34.



OKADA, A. CARTOGRAFIA COGNITIVA: NOVOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES. IN: OKADA, A.; SANTOS, E.; ALMEIDA, F. (ORGS.). CURSO ONLINE: USO DE SOFTWARE NA PESQUISA QUALITATIVA. PUS-SP, COGEAE, HTTP://COGEAE.DIALDATA.COM.BR/SOFT/520/1/1/MODULOS/TEXTO2.PHP (ACESSADO EM MARçO DE 2004).



RECUERO, R. REDES SOCIAIS NA INTERNET. PORTO ALEGRE: SULINA, 2009. (COLEçãO CIBERCULTURA).



_____. LEMOS, R. REDES SOCIAIS DIGITAIS A CONEXãO CONECTIVA DO TWITTER. SãO PAULO: PAULUS, 2010.



SANTOS. E. COUTO, E. PORTO, CRISTIANE. APP-LEARNING: EXPERIêNCIAS DE PESQUISA E FORMAçãO, SALVADOR: EDUFBA, 2016.



SANTOS, E. PESQUISA-FORMAçãO NA CIBERCULTURA. SANTO TIRSO, EDITORA: WHITEBOOKS, 2014.



SANTOS, E (ORG). DIáRIO-ONLINE COMO DISPOSITIVO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM. SANTO TIRSO, EDITORA: WHITEBOOKS, 2014.



SANTOS, EDMéA OLIVEIRA; CARVALHO, FELIPE SILVA PONTE ; PIMENTEL, MARIANO . MEDIAçãO DOCENTE ONLINE PARA COLABORAçãO: NOTAS DE UMA PESQUISA-FORMAçãO NA CIBERCULTURA. ETD. EDUCAçãO TEMáTICA DIGITAL, V. 18, P. 23-42, 2016.



RIBEIRO, M. ; SANTOS, EDMéA OLIVEIRA . PESQUISA FORMAçãO MULTIRREFERENCIAL E COM OS COTIDIANOS NA CIBERCULTURA: TECENDO A METODOLOGIA COM UM RIGOR OUTRO. REVISTA DE EDUCAçãO PúBLICA, V. 25, P. 295-310, 2016.



SANTOS, EDMéA OLIVEIRA; COLACIQUE, R. ; SILVA, F. . A AUTORIA VISUAL NA INTERNET: O QUE DIZEM OS MEMES?. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAçãO, V. 18, P. 135-157, 2016.



SANTOS, EDMéA. O.; SILVA, F. ; ROSSINI, T. . AUTORIA EM REDE: UMA PRáTICA PEDAGóGICA EMERGENTE. REVISTA DIáLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO), V. 15, P. 515-536, 2015.



SANTOS, EDMéA. O.; ROSSINI, T. . DESIGN-INTERATIVO ABERTO: UM DISPOSITIVO DA PESQUISA-FORMAçãO NA CIBERCULTURA. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), V. 13, P. 1-20, 2015.



SANTOS, EDMéA. O.; SANTOS, R. . PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIêNCIA DE PESQUISA-FORMAçãO MULTIRREFERENCIAL. REVISTA DA FAEEBA: EDUCAçãO E CONTEMPORANEIDADE, V. 24, P. 69-82, 2015.



SANTOS, EDMéA. O.. A MOBILIDADE CIBERCULTURAL: COTIDIANOS NA INTERFACE EDUCAçãO E COMUNICAçãO. REVISTA EM ABERTO - INEP, V. 28, P. 134-148, 2015.



WEBER, ALINE ; SANTOS, EDMéA. O. ; CRUZ, M. LETRAMENTOS E ALFABETIZAçõES NA CIBERCULTURA: CRIANçAS E JOVENS EM REDE, DESAFIOS PARA EDUCAçãO. LEITURA. TEORIA et PRáTICA, V. 32, P. 59-73-73, 2014.



DAVILLA, C. ; SANTOS, EDMéA. O. . IMAGENS VOLáTEIS E FORMAçãO DE PROFESSORXS 1 :DISPOSITIVOS TECNOLóGICOS E LúDICOS PARA AS PRáTICAS PEDAGóGICAS. REVISTA ENTRE IDEIAS: EDUCAçãO, CULTURA E SOCIEDADE (ON LINE), V. 3, P. 113-127, 2014.



SANTOS, EDMéA. O.; SILVA, F. ; SANTOS, R. . COMPOSIçõES HíBRIDAS NA PESQUISA-FORMAçãO MULTIRREFERENCIAL. REVISTA TEMPOS E ESPAçOS EM EDUCAçãO, V. 14, P. 53-62, 2014.



SANTOS, EDMéA. O.; SANTOS, R. . A TESSITURA DO CONHECIMENTO VIA MíDIAS E REDES SOCIAIS DA INTERNET: NOTAS DE UMA PESQUISA-FORMAçãO MUTIRREFERENCIAL EM UM CURSO DE ESPECIALIZAçãO. EDUCAçãO EM FOCO (JUIZ DE FORA), V. 18, P. 43-71, 2013.





SANTOS, E. SILVA. M. (ORGS) AVALIAçãO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAçãO ONLINE. SãO PAULO:LOYOLA, 2006.



WEBER, ALINE ; SANTOS, EDMéA. O. . EDUCAçãO E CIBERCULTURA: APRENDIZAGEM UBíQUA NO CURRíCULO DA DISCIPLINA DIDáTICA. REVISTA DIáLOGO EDUCACIONAL (PUCPR), V. 13, P. 285-303, 2013.



_____. O CURRíCULO E O DIGITAL: EDUCAçãO PRESENCIAL E A DISTANCIA. DISSERTAçãO DE MESTRADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2002.



_____. O CURRíCULO EM REDE E O CIBERESPAçO COMO DESAFIO PARA A EAD IN: EDUCAçãO A DISTâNCIA: UMA NOVA CONCEPçãO DE APRENDIZADO E INTERATIVIDADE. SãO PAULO: FUTURA, 2003, P. 135-148.



_____. ARTICULAçãO DE SABERES NA EDUCAçãO ONLINE: POR UMA REDE INTERDISCIPLINAR E INTERATIVA DE CONHECIMENTOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. IN: SILVA, M. (ORG.). EDUCAçãO ONLINE. SãO PAULO : LOYOLA, 2003, P. 217-272.



_____.; OKADA, A. O DIáLOGO ENTRE A TEORIA E A EMPIRIA: MAPEANDO NOçõES SUBSUNçORAS, COM O USO DE SOFTWARE, UMA EXPERIêNCIA DE PESQUISA E DOCêNCIA EM EAD ONLINE. 2004. DISPONíVEL EM: HTTP://WWW.ABED.ORG.BR/CONGRESSO2004/POR/HTM/147-TC-D2.HTM. ACESSADO EM: 28.12.2013.



_____.EDUCAçãO ONLINE: CIBERCULTURA E PESQUISA-FORMAçãONAPRáTICADOCENTE.TESE DE DOUTORADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2005. ORIENTADOR PROF. DR. ROBERTO SIDNEY MACEDO.



_____.OS DOCENTES E SEUS LAPTOPS 2G: DESAFIOS DA CIBERCULTURA NA ERA DA MOBILIDADE IN: CHALLENGES - VI CONFERâNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAçãO, 2009, BRAGA - PT. ACTAS DA VI-VI CONFERêNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAçãO: APRENDIZAGEM (IN)FORMAL NA WEB SOCIAL. UNIVERSIDADE DO MINHO, 2009.



______. A INFORMáTICA NA EDUCAçãO ANTES E DEPOIS DA WEB 2.0: RELATOS DE UMA DOCENTE-PESQUISADORA. IN: RANGEL, MARY; FREIRE, WENDEL (ORGS.). ENSINO-APRENDIZAGEM E COMUNICAçãO. RIO DE JANEIRO: WAK EDITORA, 2010A, P. 107-127.



______. ENTREVISTA PARA O PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO. SéRIE CIBERCULTURA: O QUE MUDA NA EDUCAçãO. SANTOS, EDMéA (ORG). IN: HTTP://TVBRASIL.ORG.BR/SALTOPARAOFUTURO/ , 2011B.



______. EDUCAçãO ONLINE COMO UM FENôMENO DA CIBERCULTURA. IN: SILVA, M. ET AL. EDUCAçãO ONLINE: CENáRIOS, FORMAçãO E QUESTõES DIDáTICO-METODOLóGICAS. RIO DE JANEIRO: EDITORA WAK. 2010.



______. PROJETO DE PESQUISA ´A CIBERCULTURA NA ERA DAS REDES SOCIAIS E DA MOBILIDADE: NOVAS POTENCIALIDADES PARA A FORMAçãO DE PROFESSORES´. RIO DE JANEIRO: PROPED-UERJ, CNPQ, 2010B.



_____. AS IMAGENS E A EDUCAçãO ONLINE: CONVERGêNCIAS ENTRE O CINEMA E OS FóRUNS DE DISCUSSãO NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA-FORMAçãO MULTIRREFERENCIAL. IN: BERINO, A; SOARES, C. (ORGS.). EDUCAçãO E IMAGENS: INSTITUIçõES ESCOLARES, MíDIAS E CONTEMPORANEIDADE. RIO DE JANEIRO: DP et A, 2010C, V. 1, P. 105-124.



_____.SANTOS, R. PENSANDO COM E SOBRE AS IMAGENS: UMA CONVERGêNCIA ENTRE CINEMA E BLOG NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA-FORMAçãO MULTIRREFERENCIAL. IN: FREITAS, MARIA TERESA (ORG.). ESCOLA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CINEMA. JUIZ DE FORA: ED. UFJF, 2011, P 125-143.



______. A CIBERCULTURA E A EDUCAçãO EM TEMPOS DE MOBILIDADE E REDES SOCIAIS: CONVERSANDO COM OS COTIDIANOS. IN: FONTOURA, HELENA. SILVA, MARCO. (ORGS)PRáTICAS PEDAGóGICAS, LINGUAGEM E MíDIAS: DESAFIOS à PóS-GRADUAçãO EM EDUCAçãO EM SUAS MúLTIPLAS DIMENSõES. RIO DE JANEIRO: ANPED NACIONAL, 2011A. (PS. 74-98).

ACESSADO EM 03-2012: HTTP://WWW.FE.UFRJ.BR/ANPEDINHA2011/EBOOKS.HTML



SERPA, F. O PARADIGMA DA VIRTUALIDADE. IN: LUBSCO, M. L.; BRANDãO, M. B. (ORGS.). INFORMAçãO et INFORMáTICA. SALVADOR: EDUFBA, 2000.



_____. TECNOLOGIA PROPOSICIONAL E AS PEDAGOGIAS DA DIFERENçA. IN: NOéSIS. CADERNO DE PESQUISA, REFLEXõES E TEMAS EDUCACIONAIS EM CURRíCULO E FORMAçãO. N 4, JAN/DEZ, 2003. (P. 29-30).



SILVA, M. SALA DE AULA INTERATIVA. SéTIMA EDIçãO. SãO PAULO, LOYOLA, 2014.



_____. EDUCAçãO E CIBERCULTURA: O DESAFIO COMUNICACIONAL DO PROFESSOR PRESENCIAL E ONLINE. IN: REVISTA DA FAEEBA - EDUCAçãO E CONTEMPORANEIDADE. SALVADOR: EDITORA DA UNEB, V.12, N.20, P. 261-271, JUL/DEZ, 2003.



_____. INFOEXCLUSãO E ANALFABETISMO DIGITAL: DESAFIOS PARA A EDUCAçãO NA SOCIEDADE DA INFORMAçãO E NA CIBERCULTURA. IN: FREITAS, MARIA TERESA DE ASSUNçãO. CIBERCULTURA E FORMAçãO DE PROFESSORES. BELO HORIZONTE: AUTêNTICA EDITORA, 2009, P. 75-86.