UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Racismo Religioso, Ensino Religioso e Conservadorismo na Educação Pública
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15805
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Revisitar a história do Ensino Religioso (ER) no Brasil. Discutir a história da laicidade em diversos países e, em especial, no Brasil. Perceber, mais de perto, a realidade do Ensino Religioso no estado e no município do Rio de Janeiro. Entender o avanço conservador na educação pública tendo a disciplina de ER como espaço privilegiado, mas não único. O conservadorismo não ocorre exclusivamente na disciplina de ER. Discutir os conceitos de intolerância religiosa e racismo religioso. Discutir as consequências do avanço conservador na escola na interseccionalidade das questões do racismo religioso e demais pautas conservadoras: LGBTfobia, misoginia e outras desigualdades. Observação e análise dos concursos, materiais didáticos utilizados e práticas. O Ensino Religioso na Constituição Federal (CF), nas LDBs e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
EMENTA:

A Constituição Federal de 1988 garantiu a obrigatoriedade da disciplina de Ensino Religioso (ER) nas escolas públicas sendo sua matrícula facultativa. Da mesma forma, garantiu a autonomia dos estados em sua aplicação. Tal retrocesso desrespeita a laicidade da educação pública e abre mais espaço para o avanço conservador, incluindo o avanço do racismo religioso nas escolas. Entendendo o racismo como estruturante da sociedade brasileira, comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção. (ALMEIDA, 2018). Para Lopes e Simas (2020), o racismo herdado do colonialismo se manifesta explicitamente, e com muito mais furor, a partir de características físicas, mas não se limitam a estas. A discriminação, para eles, também se estabelece a partir da inferiorização dos bens simbólicos daqueles a quem o colonialismo tenta submeter: crenças, danças, comidas, visões de mundo, formas de celebrar a vida, enterrar os mortos, e educar as crianças.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08130 Tópicos Especiais em Estudos Aplicados ao Ensino I
 
BIBLIOGRAFIA:

ADICHE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
_________________________. Para educar crianças feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
AKOTIRENE, Carla. O que e? interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
ALMEIDA, Silvio. O que e? racismo estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
AMARAL, Daniela Patti do, Ética, moral e civismo: difícil consenso, Cadernos de Pesquisa (São Paulo), v. 37, n. 131, maio/agosto 2007.
ARAU JO, Joel Zito. A forc?a de um desejo - a persiste?ncia da branquitude como padra?o este?tico audiovisual. In: Revista USP. N.79. Sa?o Paulo. 2006.
ASSIS, Machado de. A semana, Gazeta de Notícias (Rio de Janeiro), 4/6/1893.
BÂ , Amadou Hampa?te?. A tradic?a?o viva. In: Histo?ria Geral da A?frica. Volume 1. Sa? o Paulo, Unesco e Cortez: 2010.
BATISTA, Carla; MAIA, Mônica (orgs.). Estado laico e liberdades democráticas, Recife: Articulação de Mulheres Brasileiras/Rede Nacional Feminista de Saúde/SOS Corpo-Instituto Feminista para a Democracia, 2006.
BENTO, Maria Aparecida Silva (org). Educac?a?o Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos poli?ticos, juri?dicos, conceituais. Sa?o Paulo: CEERT, 2012.
BENTO, Maria Aparecida da Silva. Pactos narci?sicos no racismo: Branquitude e poder nas organizac?o?es empresariais e no poder pu?blico. Tese de doutorado em psicologia. USP, 2002.
BLANCARTE, Roberto. O porquê de um Estado Laico, In: LOREA, Roberto Arriada (org.), Em defesa das liberdades laicas, Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008a.
BLANCARTE, Roberto (org.). Los retos de la laicidad y la secularización en el mundo
contemporáneo, México: El Colegio de México 2008b.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
CANDAU. Vera Maria. Cotidiano escolar e pra?ticas interculturais. Cadernos de Pesquisa. V 46. N. 161. Jul/set/2016
__________________. Diferenc?as culturais, cotidiano escolar e pra?ticas pedago?gicas. Curri?culo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011
__________________. Direitos humanos, educac?a?o e interculturalidade: as tenso?es entre igualdade e diferenc?a. Revista Brasileira de Educac?a?o v. 13 n. 37 jan./abr. 2008
CAPUTO, S. G, Sant'Anna. C. (2020). "Sou ekedi Lara de Oxóssi. Meu nome sou eu e Oxóssi. Não coloca meu nome sozinho não": Notas sobre fotografia e ética nas pesquisas com crianças. Rev. Eletro?nica Mestrado Educação. Ambiental. Dossiê temático "Imagens: resistências e criações cotidianas", junho, 2020.
CAPUTO, S. G. et al. Seis meninas de candomble? contra o diabo do macedismo. In: ALBUQUERQUE, B. S.; CABRAL, B. M.; BRITO, G. F. L. Religia?o na?o se discute? Dia?logos entre religio?es - poli?tica e histo?ria. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.
CAPUTO, Stela Guedes. Questões sobre gestão, formação e avaliação a respeito do ensino religioso na escola pública do Rio de Janeiro. Revista FAEEBA, v. 21, p. 199, 2012.
CAPUTO, Stela Guedes; FREITAS, P. C. ; MONSORES, L. ; SANTANNA, C. . CÂNDIDO, PANGLOSS E MARTIM: Otimismo e maniqueísmo a respeito dos 10 anos de ensino religioso no Rio de Janeiro. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 98-112, 2014.
CAPUTO, Stela Guedes. O ensino religioso e a discriminação de religiões afr-descendentes nos livros didáticos católicos. Estudos Afro-Asiáticos (UCAM. Impresso), v. 1, p. 49-66, 2010
CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Ministério Público em Defesa do Estado Laico, Brasília: CNMP, 2014.
CUNHA, Luiz Antônio, A educação brasileira na primeira onda laica (Ebook independente, 2016)
__________________, O projeto reacionário de educação. (Ebook independente, 2016)
CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do ensino religioso na Base Nacional Curricular Comum, Educação & Sociedade (Campinas), v. 37, n. 134, janeiro/março 2016.
CUNHA, Luiz Antônio. O veto transverso de FHC à LDB: o ensino religioso nas escolas públicas, Educação e Pesquisa (São Paulo), v. 42, n. 3, julho/setembro 2016.
CUNHA, Luiz Antônio. Contribuições para a análise das interferências mercadológicas nos currículos escolares, Revista Brasileira de Educação, (Rio de Janeiro), v. 16, n. 48, setembro/dezembro 2011.
CUNHA, Luiz Antônio. Ambiguidade ideológica na Universidade: os estudos de problemas brasileiros, Revista do CFCH, (Rio de Janeiro), ano 1, n. 1, junho 2010. CUNHA, Luiz Antônio. Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil - 1931/1997", Cadernos de Pesquisa (São Paulo), v. 37, n. 131, maio/agosto 2007.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação escolar e educação no lar: espaços de uma polêmica, Educação & Sociedade (Campinas), v. 27, n. especial, 2006.
DEI, George J. Sefa; JOHAL, Gurpreet Singh. Metodologias de Investigação Anti-Racistas - Questões Críticas (org). Portugal: Edições Pedagogo, 2008
GONC?ALVES Jr, Sara Wagner Pimenta. A travesti, o vaticano e a sala de aula. SOMANLU: Revista de Estudos Amazo?nicos - UFAM. ANO 19, no 1, Agos./Dez. 2019
LOPES; Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Filosofias Africanas, uma introdução. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2020.
MARIANO, R. Pentecostais em ação: a demonização dos cultos afro-brasileiros. In: Intolerância religiosa - impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. SILVA. V.G. São Paulo: Edusp, 2007.
NOGUEIRA, Sidnei, Intolerância religiosa. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.
NASCIMENTO, Wanderson Flor. Entre apostas e heranc?as: contornos africanos e afro-brasileiros na educac?a?o e no ensino de filosofia no Brasil. Rio de Janeiro: Nefi Edic?o?es, 2020.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. Sa?o Paulo: Companhia das Letras, 2020.
RODRIGUES Alexsandro (et al). Preca?rias experie?ncias em disside?ncias: crianc?as que na?o cabem em si . Campinas, SP: Pro-Posic?o?es. V. 30, 2019.
RODRIGUES, Alexsandro (Org). Crianc?as em Disside?ncias. Narrativas desobedientes da Infa?ncia. Bahia: Devires, 2018.
SANT'ANNA, Cristiano; SILVA, Isadora da. Pensando diferença religiosa no combate ao racismo religioso. Revista Plura, v. 11, n. 1, 2020.
SANTOS, Boaventura Sousa. Para Uma Pedagogia do Conflito. In: SILVA, L.H; AZEVEDO, J.; SANTOS, E. (orgs.). Reestruturação Curricular: novos mapas culturais. novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infa?ncia: correntes e conflue?ncias. In: SARMENTO, M. J.; GOUVEA, M. C. S. (Org.). Estudos da infa?ncia: educac?a?o e pra?ticas sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.