UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação Nutricional na Escola
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15804
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

INVESTIGAR O HISTÓRICO DA ALIMENTAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO
DISCUTIR AS NECESSIDADES DE NUTRIENTES NAS DIFERENTES FASES DA VIDA DO HOMEM
AVALIAR A COMPOSIÇÃO BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS IN NATURA E INDUSTRIALIZADOS
VERIFICAR A LEGISLAÇÃO REFERENTE À MERENDA ESCOLAR
ELABORAR PROJETOS DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

EMENTA:

NOÇÕES BÁSICAS DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS. HISTÓRICO DA ALIMENTAÇÃO. BREVE HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA: DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS À AGRICULTURA EM ESCALA GLOBAL. ALIMENTAÇÃO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA. ALIMENTAÇÃO NA FASE ADULTA. PADRÕES DE CONSUMO DE ALIMENTOS DO BRASILEIRO - PESQUISAS. INTERFERÊNCIAS NA SAÚDE HUMANA: PRESENÇA NOS ALIMENTOS DE AGROTÓXICOS, ANTIBIÓTICOS, HORMÔNIOS, TRANSGÊNICOS. DIFERENTES MODELOS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: O AGRONEGÓCIO, A AGRICULTURA FAMILIAR E A AGRICULTURA ORGÂNICA. EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA ESCOLA. A IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR. PROJETOS DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA ESCOLA: ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO. ROTULAGEM DE ALIMENTOS. HORTA ESCOLAR. OS LIVROS DIDÁTICOS E O TEMA ALIMENTAÇÃO.


BIBLIOGRAFIA:

BOOG, M. C. F. EDUCAÇÃO EM NUTRIÇÃO: INTEGRANDO EXPERIÊNCIAS. CAMPINAS: KOMEDI, 2014.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. BRASIL: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012.
CASTELL, G. LARROUSE DA DIETA E DA NUTRIÇÃO. SÃO PAULO, LARROUSE DO BRASIL, 2004.
FAGIOLI, D.; NASSER, L. EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA. SÃO PAULO: METHA, 2008.
GALISA, M.; NUNES, A.; GARCIA, L.; CHEMIN, S. EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: DA TEORIA À PRÁTICA. SÃO PAULO: ROCA, 2012.
TUDGE, C. OS ALIMENTOS DO FUTURO. SÃO PAULO: PUBLIFOLHA, 2002.