UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: O Letramento em Tempos de Desencanto
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15803
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Caracterizar O LETRAMENTO como instrumento de superação das dificuldades, quando os direitos se encontram desrespeitados (ou em vias de) e a liberdade de ir e vir esteja correndo o risco de ser cerceada.
Identificar a produção da escrita como uma decisão de registrar, revelar o pensamento, arriscar um ponto de vista e os sentimentos, torando-os visível e até público; uma possibilidade de criar condições para que a palavra ganhe permanência.
Caracterizar a leitura como um ato impregnado pelo desafio de decifrar, descobrir, descobrir-se, confrontar-se, descobrir o outro que escreve; de compreender os fenômenos, as leis, as virtudes; de detectar o passado, o presente e o futuro; de flagrar os acontecimentos.
Compreender a Leitura e a Escrita como fundamentais na gestão dos nossos próprios destinos.
Utilizar a Leitura e a Escrita como trincheira na luta por uma sociedade mais igualitária, empática e amorosa, onde o exercício da leitura e da escrita se transforme em um significativo espaço de luta pela livre expressão dos docentes.

EMENTA:

A prática da Leitura e da Escrita na vida do Docente enquanto algo que transcenda a vida acadêmica, que se caracterize enquanto um instrumento social que o autorize pensar a Educação como local de luta, transformação e (co) criação da realidade, e enquanto espaçotempo de resistência. Conscientização, enquanto Docente, de que o que é apaixonante na Leitura e da Escrita é sua significação em termos de promover a diminuição das distâncias entre os diferentes, sua capacidade de construção de elos de solidariedade, estimulação da expressão e o reconhecimento das diversidades que enriquecem a convivência humana. O Docente como produtor da teoria de sua prática de resiliência e de AUTONOMIA, através da criação de novos espaços de expressão e intervenção, pela leitura e pela escrita, diferente dessa engrenagem que se apoia numa matriz disciplinar de educação e os condiciona a viver como cidadãos "úteis e dóceis".

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08221 Top Esp III:Teoria e Prática da Leitura nos Anos Iniciais Ensino Fundamental
 
BIBLIOGRAFIA:

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