UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Metodologia da Leitura Acadêmica
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15802
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Identificar os elementos constituintes do texto acadêmico.
Caracterizar os aspectos gerais da leitura de textos acadêmicos.
Caracterizar os principais gêneros de leitura acadêmica.
Desenvolver competências e habilidades relacionadas à leitura de textos acadêmicos.
Produzir oficinas de leitura de textos acadêmicos - abordagem prática.

EMENTA:

Relação entre o domínio da leitura e o domínio da escrita. O que é leitura e sua importância. Tipos de leitura. Leitura de textos acadêmicos. Elementos constituintes do texto acadêmico. Caracterização dos gêneros acadêmicos e descrição dos principais gêneros acadêmicos: resumo, resenha, artigo científico, projeto de pesquisa e relatórios de pesquisa. Técnicas de leitura: maneiras de se ler um texto acadêmico. Prática de leitura de textos acadêmicos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08218 Top Esp III: Metodologia da Leitura
 
BIBLIOGRAFIA:

BALTAR, Marcos Antônio da Rocha; CERUTTI-RIZZOTTI, Mary Elizabeth e ZANDOMENENGO, Dina. Leitura e Produção Textual Acadêmica I. Florianópolis, LLE/CCE/UFSC, 2011.
CHARTIER, Roger. Práticas da Leitura. Tradução: Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Perspectiva, 2014.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1998.
OLSON, David R. O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Ática, 1997.