UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Metodologia da Escrita Acadêmica
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15801
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Identificar os elementos constituintes do texto acadêmico.
Caracterizar os aspectos gerais que demarcam a escrita de textos acadêmicos.
Caracterizar os principais gêneros da escrita acadêmica.
Desenvolver competências e habilidades relacionadas à produção de textos acadêmicos.
Produzir oficinas de escrita de textos acadêmicos - abordagem prática.

EMENTA:

Relação entre o domínio da leitura e o domínio da escrita. O que é escrita e sua importância. Tipos de escrita. Escrita de textos acadêmicos. Tipos de escrita acadêmica. Elementos constituintes do texto acadêmico. Caracterização dos principais gêneros acadêmicos: fichamento, resumo, resenha, artigo científico, projeto de pesquisa e relatórios de pesquisa. Planejamento textual: busca da coesão e da coerência, paráfrase, citações e sínteses: Aspectos de formatação do texto acadêmico. Prática de escrita de textos acadêmicos.


BIBLIOGRAFIA:

BECKER, Howard S. Truques da escrita. Zahar, 2015.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Unesp, 2002.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Perspectiva, 2014.
HENRIQUES, Claudio Cezar e SIMÕES, Darcilia (orgs). A redação de trabalhos acadêmicos: teoria e prática. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo: Atlas, 2014.
OLSON, David R. O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Ática, 1997.