UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Princípios de Fonologia e Fonêmica para a Alfabetização I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15797
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Definir as distinções fundamentais entre os conceitos atômicos da camada fônica das línguas naturais: fone e fonema, a partir de diferentes abordagens da fonologia e da fonêmica.
Descrever as unidades fonêmicas da língua portuguesa, caracterizando suas propriedades fonético-funcionais, em comparação com o esforço psicomotor de sua representação mental.
Analisar os fenômenos representacionais derivados do processo de construção mental dos fonemas, tais como arquifonemas, macrofonemas, debordamentos e outros fenômenos de natureza fonêmica.
Analisar os custos de adequação e equivalência entre grafemas, fones e fonemas, de modo a caracterizar as dificuldades de uma direta relação entre línguas faladas e línguas escritas.
Identificar a interferência de fenômenos fonêmicos na produção escrita, visando a caracterizar a origem de fatos gráficos presentes em textos de indivíduos em processo de alfabetização.

EMENTA:

O mito da escrita alfabética como representação da língua oral, distinções entre fala e escrita. O fonema como fenômeno mental sujeito a variações individuais previsíveis a partir das propriedades funcionais dos sistemas fonético-fonológicos das línguas naturais. O "erro produtivo" como reflexo de representações fonêmicas, explicável e descritível a partir do estudo das propriedades dos sistemas fonético-fonológicos.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15503 Fundamentos da Linguagem e Educação
PRÉ-REQUISITO 2:

EDU02-15514 Princípios e Processos de Alfabetização para Crianças, Jovens e Adultos
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08212 Top Esp III- Educação, Fonologia e Alfabetização
EDU02-08214 Top Esp III:Escola,Memória,Cultura Escrita
EDU02-08216 Top Esp III:Linguagem e Processos Educacionais
 
BIBLIOGRAFIA:

AUROUX, SYLVAIN (1992) A REVOLUÇÃO TECNÓLOGICA DA GRAMATIZAÇÃO. TRAD.PORTUGUESA.: CAMPINAS/SP: UNICAMP. PP 49-63.
BURIDANT, C (1988) "AS CORRESPONDÊNCIAS FONO, MORFO E LOGOGRÂMICAS E O CRUZAMENTO DA DIACRONIA E DA SINCRONIA NO PLURISSISTEMA GRÁFICO DO FRANCÊS". IN: CATACH, N. PARA UMA TEORIA DA LÍNGUA ESCRITA. TRAD.PORTUGUESA: SÃO PAULO: ÁTICA, 2006. PP: 233-243.
CAMARA JR., JOAQUIM (1970) ESTRUTURA DA LÍNGUA PORTUGUESA. PETRÓPOLIS: VOZES. PP: 39-46.
CAMARA JR., JOAQUIM (1977) PARA O ESTUDO DA FONÊMICA PORTUGUESA. RIO DE JANEIRO: PADRÃO. PP: 43-72.
CRISTÓFARO, T. (1999) FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS. SÃO PAULO: CONTEXTO.
FÁVERO, L (1996) AS CONCEPÇÕES LINGUÍSTICAS NO SÉCULO XVIII - A GRAMÁTICA PORTUGUESA. CAMPINAS/SP: UNICAMP. PP 60-84.
FÁVERO, LEONOR; M L ANDRADE; ZILDA AQUINO (1999) "A ORGANIZAÇLÃO DA FALA E DA ESCRITA". IN: ORALIDADE E ESCRITA - PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. SÃO PAULO: CORTEZ. PP: 15-30.
FROMKIN, BARBARA ET R RODMAN (1983) INTRODUÇÃO À LINGUAGEM. TRAD.PORTUGUESA: COIMBRA: ALMEIDINA, 1993. PP: 75-119
GLEASON JR., H A (1955) INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA DESCRITIVA. TRAD.PORTUGUESA: LISBOA: FUND. CALOUSTE GULBENKIAN, 1978. PP: 29-54.
GLEASON JR., H A (1955) INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA DESCRITIVA. TRAD.PORTUGUESA: LISBOA: FUND. CALOUSTE GULBENKIAN, 1978. PP: 15-28; 363-378.
O´GRADY, W; M DOBROVOLSKY; M ARONOFF (1991) CONTEMPORARY LINGUISTICS, AN INTRODUCTION. NOVA IORQUE: ST. MARTIN PRESS.
SAUSSURE, F (1906) CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL. SÃO PAULO: CULTRIX.
SENNA, L A G (1991) "LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA CULTA". PEQUENO MANUAL DE LINGUÍSTICA GERAL E APLICADA. DISP. EM: WWW.SENNA.PRO.BR/BIBLIOTECA.HTM.
VERGER, JACQUES (1997) HOMENS E SABER NA IDADE MÉDIA. TRAD.PORTUGUESA: BAURU/SP: EDUSC, 1999. PP: 61-67.