UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias, Autorias e a Pesquisa em Educação - Disciplina a Distância
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15791
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- EXPLORAR PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E/OU ANALÓGICAS;
- EXPERIMENTAR FORMAS TECNOLÓGICAS DE REGISTRO NO CAMPO;
- PRATICAR AS POSSIBILIDADES DA NETNOGRAFIA;
- PLANEJAR A PESQUISA A PARTIR DE REGISTROS EM VÍDEO, ÁUDIO, FOTOGRAFIA E DEMAIS PROCEDIMENTOS MAQUÍNICOS;
- CONHECER APLICATIVOS DE NOTAS PARA TECNOLOGIAS MÓVEIS.
- CRIAR DIÁRIOS DE CAMPO ONLINE.
- COMPREENDER A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO COMO EXERCÍCIO DE AUTORIAS DOCENTES/DISCENTES;
- PENSAR A PRODUÇÃO DA AULA COMO PRODUÇÃO MATERIAL E TECNOLÓGICA DO TRABALHO DOCENTE;
- INSERIR A PERSPECTIVA DO ARTÍFICE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES;
- REFLETIR SOBRE O CORPO-TECNOLOGIA E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS EM SALA DE AULA;
- DISCUTIR AS DRAMATURGIAS DOCENTES/DISCENTES COMO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS;
- PRATICAR A PRODUÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS EDUCATIVOS.
- ABORDAR A QUESTÃO DO PLÁGIO E DO DIREITO AUTORAL.

EMENTA:

NOVAS FORMAS DE PESQUISAR EM CIÊNCIAS HUMANAS. METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE PESQUISA. APLICATIVOS MOBILE DE REGISTRO. TRABALHO DE CAMPO PRODUÇÃO DE MÍDIAS. NETNOGRAFIA. TABULAÇÃO DE DADOS VIA COMPUTADOR. QUESTIONÁRIOS E FORMULÁRIOS ONLINE. DIÁRIOS ONLINE. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CIBERESPAÇO. HISTÓRIA DO MATERIAL DIDÁTICO. DRAMATURGIAS DOCENTES/DISCENTES. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. TRABALHO DOCENTE E MEIOS DE PRODUÇÃO. O CORPO-TECNOLOGIA DO PROFESSOR. PRÁTICAS DE ARTÍFICE EM SALA DE AULA. ÉTICA E ESTÉTICA DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS.


BIBLIOGRAFIA:

AGAMBEN, GIORGIO. O QUE É UM DISPOSITIVO? TRADUÇÃO: NILCEIAVALDATI. IN: OUTRA TRAVESSIA: REVISTA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA. V.5. FLORIANÓPOLIS: UFSC, 2005, P.9-16.

DERRIDA, JACQUES. LIMITED INC. CAMPINAS: PAPIRUS, 1991.

ESCÓSSIA, LILIANA DA. A INVENÇÃO TÉCNICA: TRANSINDIVIDUALIDADE E AGENCIAMENTO COLETIVO. IN: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: TEORIA & PRÁTICA. PORTO ALEGRE, V. 13, Nº 2, JUL/DEZ. 2010, PP. 16-25.

FERRAÇO, CARLOS EDUARDO. EU, CAÇADOR DE MIM. IN: GARCIA, REGINA LEITE (ORG). MÉTODO: PESQUISA COM O COTIDIANO. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2003.

FILATRO, ANDREA; CAIRO, SABRINA. PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS: DESIGN INSTRUCIONAL, TECNOLOGIA, GESTÃO, EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO. SÃO PAULO: SARAIVA, 2015.

FLUSSER, VILÉM. A FILOSOFIA DA CAIXA PRETA: ENSAIOS PARA UMA FUTURA FILOSOFIA DA FOTOGRAFIA. RIO DE JANEIRO: RELUMEDUMARÁ, 2002.

FRIGOTTO, GAUDÊNCIO (ORG.). ESCOLA "SEM" PARTIDO: ESFINGE QUE AMEAÇA A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE BRASILEIRA. RIO DE JANEIRO: UERJ,LPP, 2017.

GIVIGI, ANA CRISTINA; DORNELLES, PRISCILA (ORGS.). BABADO ACADÊMICO NO RECÔNCAVO BAIANO: UNIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE. SALVADOR: EDUFBA, 2017.

GREN, BILL; BEGUM, CHRIS ALIENÍGENAS EM SALA DE AULA. IN: SILVA, TOMAZ TADEU (ORG). ALIENÍGENAS NA SALA DE AULA. UMA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO, 6A.ED. PETRÓPOLIS, RJ: VOZES, 1995, P. 208-243.

GUATTARI, FÉLIX. "DA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE". IN: PARENTE, ANDRÉ. (ORG.). IMAGEM-MÁQUINA: A ERA DAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL. RIO DE JANEIRO: ED. 34, 1993.

HUIZINGA, JOHAN. HOMO LUDENS. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2007.

KASTRUP, VIRGÍNIA. POLÍTICAS COGNITIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O PROBLEMA DO DEVIR-MESTRE. IN: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, CAMPINAS, VOL. 26, Nº 93, P. 1273-1288, SET./DEZ., 2005.

KOZINETS, ROBERT. V. NETNOGRAFIA: REALIZANDO PESQUISA ETNOGRÁFICA ONLINE. PORTO ALEGRE: PENSO, 2014.

LÉVY, P. AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA: O FUTURO DO PENSAMENTO NA ERA DA INFORMÁTICA. SÃO PAULO: ED. 34, 1996.________. CIBERCULTURA. SÃO PAULO : EDITORA 34, 1999.
LOURO, GUACIRA LOPES. FLOR DE AÇAFRÃO: TAKES, CUTS, CLOSE-UPS. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2017.

MARTIN-BARBERO, JESÚS. DOS MEIOS ÀS MEDIAÇÕES. COMUNICAÇÃO, CULTURA E HEGEMONIA. RIO DE JANEIRO: EDITORA UFRJ, 2001.

MARTIN-BARBERO, JESÚS. NOVOS REGIMES DE VISUALIDADE E DESCENTRAMENTOS CULTURAIS. IN FILÉ, VALTER (ORG). BATUQUES, FRAGMENTAÇÕES E FLUXOS: ZAPEANDO PELA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO COTIDIANO ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: D, P & A, 2000. P. 83 - 112.

MARTINS, BIANCA MARIA RÊGO. O PROFESSOR-DESIGNER DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: TECENDO UMA EPISTEMOLOGIA PARA A INSERÇÃO DO DESIGN NA ESCOLA. RIO DE JANEIRO: PUC-RIO, 2016. 175F. TESE (DOUTORADO EM DESIGN). DEPARTAMENTO DE ARTES & DESIGN, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, 2016.

MATTAR, JOÃO. GAMES EM EDUCAÇÃO: COMO OS NATIVOS DIGITAIS APRENDEM. SÃO PAULO: PEARSON PRENTICE HALL, 2010.

OKADA, A.I. E SANTOS, E. A COMUNICAÇÃO EDUCATIVA NO CIBERESPAÇO UTILIZANDO INTERFACES GRATUITAS. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PROJETO.ORG.BR/ALEXANDRA/PDF/12_INTERCOM2003_OKADA&SANTOS.PDF ACESSADO EM 30 DE AGOSTO 2006.

OLIVEIRA, INÊS BARBOSA DE. O CURRÍCULO COMO CRIAÇÃO COTIDIANA. PETRÓPOLIS, RJ: DP ETALLI, 2012.

________. "ISTO NÃO É UM ARTIGO CIENTÍFICO: A HEGEMONIA CONTESTADA E OS NOVOS MODOS DE PESQUISAR". IN: _______; GARCIA, ALEXANDRA (ORGS.). AVENTURAS DE CONHECIMENTO: UTOPIAS VIVENCIADAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. PETRÓPOLIS, RJ: DE PETRUS; RIO DE JANEIRO, RJ: FAPERJ, 2014, P. 53-80.

SANDHOLTZ, J; RLNGSTAFF, C. E DWVER, D. ENSINANDO COM TECNOLOGIA - CRIANDO SALAS DE AULA
CENTRADAS NOS ALUNOS. PORTO ALEGRE: ED. ARTES MÉDICAS, 1997.

SANTOS, E. EDUCAÇÃO ON-LINE COMO CAMPO DE PESQUISA-FORMAÇÃO: POTENCIALIDADES DAS INTERFACES DIGITAIS. IN: SANTOS, EDMÉA. ALVES, LYNN (ORGS). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. RIO DE JANEIRO: E-PAPERS, 2006. (PGS 123-141).

SENNETT, R. O ARTÍFICE.3. ED. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2009.

SERPA, ANDRÉA. CONVERSAS: CAMINHO DE PESQUISA COM O COTIDIANO. IN: A PÁGINA DA EDUCAÇÃO, EDIÇÃO Nº. 189, SÉRIE II, VERÃO 2010. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.APAGINA.PT/?ABA=7&CAT=537&DOC=14672&MID=2. ACESSO EM: 12/11/17.

SILVA, MARCO. SALA DE AULA INTERATIVA. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2000.

SILVA, MARCO. EDUCAR EM NOSSO TEMPO: DESAFIOS DA TEORIA SOCIAL PÓS-MODERNA. IN: MAFRA, LEILA DE ALVARENGA; TURA, MARIA DE LOURDES RANGEL (ORGS.). SOCIOLOGIA PARA EDUCADORES 2: O DEBATE SOCIOLÓGICO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX E AS PERSPECTIVAS ATUAIS. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2005,P. 167-192.

SOARES, CONCEIÇÃO; NOLASCO-SILVA, LEONARDO. DIFERENÇA, IDENTIDADE E FICÇÃO: TECER CURRÍCULOS EM REDES, NARRAR OS COTIDIANOS E INVENTAR O PRESENTE. IN: CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, V. 15, N. 3, SET./DEZ. 2015, P. 588-598.

SOARES, CONCEIÇÃO; SANTOS, EDMÉA. ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS: USOS E IMPLICAÇÕES PARA OS CURRÍCULOS. IN: ALVES, NILDA. LIBÂNEO, JOSÉ CARLOS. TEMAS DE PEDAGOGIA: DIÁLOGOS ENTRE DIDÁTICA E CURRÍCULO. SÃO PAULO: EDITORA CORTEZ, 2012. (P. 308-330)