UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias, Educação e Cibercultura - Disciplina a Distância
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15788
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- CONHECER AS NOVAS FORMAS DE SOCIABILIDADE A PARTIR DO DIGITAL EM REDE;
- REFLETIR SOBRE A PRODUÇÃO DE VÍNCULOS SOCIETÁRIOS POR MEIO DE APLICATIVOS;
- DISCUTIR A FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS ONLINE;
- EXPLORAR AS POSSIBILIDADES DO DIGITAL EM REDE PARA A EDUCAÇÃO;
- PENSAR OS APLICATIVOS COMO MEDIADORES DE PROCESSOS FORMATIVOS.

EMENTA:

SOCIABILIDADES DIGITAIS. APLICATIVOS DE RELACIONAMENTOS. FORMAÇÃO DOCENTE, MOBILIDADE E UBIQUIDADE. REDES SOCIAIS ONLINE E AUTO FORMAÇÃO. APLICATIVOS E SUBJETIVAÇÃO. EDUCAÇÃO E NOVAS COMUNICAÇÕES.


BIBLIOGRAFIA:

BARRETO, VICTOR HUGO DE SOUZA. FESTAS DE ORGIAS PARA HOMENS. TERRITÓRIOS DE INTENSIDADE E SOCIABILIDADE MASCULINA. SALVADOR: EDITORA DEVIRES, 2017.

BONFANTE, GLEITON MATHEUS. ERÓTICA DOS SIGNOS EM APLICATIVOS DE PEGAÇÃO: PERFORMANCES ÍNTIMO-ESPETACULARES DE SI. RIO DE JANEIRO: LUMINÁRIA ACADEMIA, 2016.

BRUNO, FERNANDA. MÁQUINAS DE VER, MODOS DE SER: VIGILÂNCIA, TECNOLOGIA E SUBJETIVIDADE. PORTO ALEGRE: SULINA, 2013.

__________. "CIRCUITOS DE VIGILÂNCIA: CONTROLE, LIBIDO E ESTÉTICA". IN: LEAL, BRUNO SOUZA; MENDONÇA, CARLOS CAMARGOS; GUIMARÃES, CÉSAR. ENTRE O SENSÍVEL E O COMUNICACIONAL. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2010.

_______; PEDRO, ROSA. ENTRE APARECER E SER: TECNOLOGIA, ESPETÁCULO E SUBJETIVIDADE CONTEMPORÂNEA. IN: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, 4., 2004, PORTO ALEGRE. ANAIS ELETRÔNICOS... PORTO ALEGRE, 2004. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.INTERCOM.ORG.BR/PAPERS/NACIONAIS/2005/ERRATA/ROSAPEDROFERNANDABRUNO.PDF. ACESSO EM: 12 SET. 2014.

CAETANO, MARCIO. PERFORMATIVIDADES REGULADAS: HETERONORMATIVIDADE, NARRATIVAS BIOGRÁFICAS E EDUCAÇÃO. CURITIBA, APPRIS, 2016.

GIDDENS, ANTHONY. MODERNIDADE E IDENTIDADE. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 2002.

GUATTARI, FÉLIX. "DA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE". IN: PARENTE, ANDRÉ. (ORG.). IMAGEM-MÁQUINA: A ERA DAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL. RIO DE JANEIRO: ED. 34, 1993.

LEMOS, ANDRÉ. ESTRUTURAS ANTROPOLÓGICAS DO CIBERESPAÇO. IN: TEXTOS DE CULTURA E COMUNICAÇÃO, N. 35, SALVADOR:FACOM/UFBA, JULHO 1996.

_____. ANJOS INTERATIVOS E RETRIBALIZAÇÃO DO MUNDO: SOBRE INTERATIVIDADE E INTERFACES DIGITAIS.HTTP://WWW.FACOM.UFBA.BR/PESQ/CYBER/LEMOS/INTERAC.HTML - CAPTURADO EM 02/12/2001.

_____.CIBERCULTURA: TECNOLOGIA E VIDA SOCIAL NA CULTURA CONTEMPOTÂNEA.PORTO ALEGRE: SULINA, 2002.

_____. CULTURA DAS REDES:CIBERENSAIOS PARA O SÉCULO XXI. SALVADOR: EDUFBA, 2002.

_____.CUNHA, P. (ORGS.). OLHARES SOBRE A CIBERCULTURA .PORTO ALEGRE: SULINA, 2003.

_____. ARTE E MÍDIA LOCATIVA NO BRASIL. IN: PELLANDA, EDUARDO CAMPOS. COMUNICAÇÃO MÓVEL NO CONTEXTO BRASILEIRO. IN: LEMOS, ANDRÉ. JOSGRILBERG, FÁBIO (ORGS). COMUNICAÇÃO E MOBILIDADE. SALVADOR: EDUFBA, 2009. (PS. 123-135).

_____. PREFÁCIO. IN: BONILLA, MARIA HELENA S.; PRETTO, NELSON. INCLUSÃO DIGITAL: POLÊMICA CONTEMPORÂNEA. SALVADOR: EDUFBA, 2011, P. 15-21.

LEMOS, ANDRÉ; LÉVY, PIERRE. O FUTURO DA INTERNET: EM DIREÇÃO A UMA CIBERDEMOCRACIA PLANETÁRIA.SÃO PAULO: PAULUS, 2010.

LEMOS, R. WEB 2.0: COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. RIO DE JANEIRO: FGV ON-LINE, 2006.

MARTIN-BARBERO, JESÚS. NOVOS REGIMES DE VISUALIDADE E DESCENTRAMENTOS CULTURAIS. IN FILÉ, VALTER (ORG). BATUQUES, FRAGMENTAÇÕES E FLUXOS: ZAPEANDO PELA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO COTIDIANO ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: D, P & A, 2000. P. 83 - 112.

NOGUEIRA, GILMARO. CAÇAS E PEGAÇÕES ONLINE: SUBVERSÕES E REITERAÇÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES. RIO DE JANEIRO: MULTIFOCO, 2015.

OLIVEIRA, THIAGO. SOBRE O DESEJO NÔMADE: PESSOA, CORPO, CIDADE E DIFERENÇA NO UNIVERSO DA PEGAÇÃO. RIO DE JANEIRO: EDITORA MULTIFOCO, 2017.

PAESANI, LILIANA MINARDI. DIREITO E INTERNET - LIBERDADE DE INFORMAÇÃO, PRIVACIDADE E RESPONSABILIDADE CIVIL. RIO DE JANEIRO :ATLAS, 2013.

RECUERO, R. REDES SOCIAIS NA INTERNET. PORTO ALEGRE: SULINA, 2009. (COLEÇÃO CIBERCULTURA).

_____. LEMOS, R. REDES SOCIAIS DIGITAIS A CONEXÃO CONECTIVA DO TWITTER. SÃO PAULO: PAULUS, 2010.

SANTOS. E. COUTO, E. PORTO, CRISTIANE. APP-LEARNING: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E FORMAÇÃO, SALVADOR: EDUFBA, 2016.

SANTOS, E. PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. SANTO TIRSO, EDITORA: WHITEBOOKS, 2014.

SANTOS, E (ORG). DIÁRIO-ONLINE COMO DISPOSITIVO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM. SANTO TIRSO, EDITORA: WHITEBOOKS, 2014.

SANTOS, EDMÉA OLIVEIRA; CARVALHO, FELIPE SILVA PONTE ; PIMENTEL, MARIANO . MEDIAÇÃO DOCENTE ONLINE PARA COLABORAÇÃO: NOTAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. ETD. EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, V. 18, P. 23-42, 2016.

RIBEIRO, M. ; SANTOS, EDMÉA OLIVEIRA . PESQUISA FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL E COM OS COTIDIANOS NA CIBERCULTURA: TECENDO A METODOLOGIA COM UM RIGOR OUTRO. REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA, V. 25, P. 295-310, 2016.

SANTOS, EDMÉA OLIVEIRA; COLACIQUE, R. ; SILVA, F. . A AUTORIA VISUAL NA INTERNET: O QUE DIZEM OS MEMES?. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, V. 18, P. 135-157, 2016.

SANTOS, EDMÉA. O.; SILVA, F. ; ROSSINI, T. . AUTORIA EM REDE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMERGENTE. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO), V. 15, P. 515-536, 2015.

SANTOS, EDMÉA. O.; ROSSINI, T. . DESIGN-INTERATIVO ABERTO: UM DISPOSITIVO DA PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), V. 13, P. 1-20, 2015.

SANTOS, EDMÉA. O.; SANTOS, R. . PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. REVISTA DA FAEEBA: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, V. 24, P. 69-82, 2015.

SANTOS, EDMÉA. O.. A MOBILIDADE CIBERCULTURAL: COTIDIANOS NA INTERFACE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO. REVISTA EM ABERTO - INEP, V. 28, P. 134-148, 2015.

WEBER, ALINE ; SANTOS, EDMÉA. O. ; CRUZ, M. LETRAMENTOS E ALFABETIZAÇÕES NA CIBERCULTURA: CRIANÇAS E JOVENS EM REDE, DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO. LEITURA. TEORIA & PRÁTICA, V. 32, P. 59-73-73, 2014.

DAVILLA, C. ; SANTOS, EDMÉA. O. . IMAGENS VOLÁTEIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORXS 1 :DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS E LÚDICOS PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REVISTA ENTRE IDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE (ON LINE), V. 3, P. 113-127, 2014.

SANTOS, EDMÉA. O.; SILVA, F. ; SANTOS, R. . COMPOSIÇÕES HÍBRIDAS NA PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO, V. 14, P. 53-62, 2014.

SANTOS, EDMÉA. O.; SANTOS, R. . A TESSITURA DO CONHECIMENTO VIA MÍDIAS E REDES SOCIAIS DA INTERNET: NOTAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO MUTIRREFERENCIAL EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), V. 18, P. 43-71, 2013.

SANTOS, E. SILVA. M. (ORGS) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ONLINE. SÃO PAULO:LOYOLA, 2006.

WEBER, ALINE ; SANTOS, EDMÉA. O. . EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: APRENDIZAGEM UBÍQUA NO CURRÍCULO DA DISCIPLINA DIDÁTICA. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR), V. 13, P. 285-303, 2013.

_____. O CURRÍCULO E O DIGITAL: EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTANCIA. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2002.

_____. O CURRÍCULO EM REDE E O CIBERESPAÇO COMO DESAFIO PARA A EAD IN: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA NOVA CONCEPÇÃO DE APRENDIZADO E INTERATIVIDADE. SÃO PAULO: FUTURA, 2003, P. 135-148.

_____. ARTICULAÇÃO DE SABERES NA EDUCAÇÃO ONLINE: POR UMA REDE INTERDISCIPLINAR E INTERATIVA DE CONHECIMENTOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. IN: SILVA, M. (ORG.). EDUCAÇÃO ONLINE. SÃO PAULO : LOYOLA, 2003, P. 217-272.

_____.; OKADA, A. O DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A EMPIRIA: MAPEANDO NOÇÕES SUBSUNÇORAS, COM O USO DE SOFTWARE, UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E DOCÊNCIA EM EAD ONLINE. 2004. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.ABED.ORG.BR/CONGRESSO2004/POR/HTM/147-TC-D2.HTM. ACESSADO EM: 28.12.2013.

_____.EDUCAÇÃO ONLINE: CIBERCULTURA E PESQUISA-FORMAÇÃONAPRÁTICADOCENTE.TESE DE DOUTORADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2005. .

_____.OS DOCENTES E SEUS LAPTOPS 2G: DESAFIOS DA CIBERCULTURA NA ERA DA MOBILIDADE IN: CHALLENGES - VI CONFERÂNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 2009, BRAGA - PT. ACTAS DA VI-VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM (IN)FORMAL NA WEB SOCIAL. UNIVERSIDADE DO MINHO, 2009.

______. A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ANTES E DEPOIS DA WEB 2.0: RELATOS DE UMA DOCENTE-PESQUISADORA. IN: RANGEL, MARY; FREIRE, WENDEL (ORGS.). ENSINO-APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO. RIO DE JANEIRO: WAK EDITORA, 2010A, P. 107-127.

______. ENTREVISTA PARA O PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO. SÉRIE CIBERCULTURA: O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO. SANTOS, EDMÉA (ORG). IN: HTTP://TVBRASIL.ORG.BR/SALTOPARAOFUTURO/ , 2011B.

______. EDUCAÇÃO ONLINE COMO UM FENÔMENO DA CIBERCULTURA. IN: SILVA, M. ET AL. EDUCAÇÃO ONLINE: CENÁRIOS, FORMAÇÃO E QUESTÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS. RIO DE JANEIRO: EDITORA WAK. 2010.

______. PROJETO DE PESQUISA "A CIBERCULTURA NA ERA DAS REDES SOCIAIS E DA MOBILIDADE: NOVAS POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES". RIO DE JANEIRO: PROPED-UERJ, CNPQ, 2010B.

_____. AS IMAGENS E A EDUCAÇÃO ONLINE: CONVERGÊNCIAS ENTRE O CINEMA E OS FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. IN: BERINO, A; SOARES, C. (ORGS.). EDUCAÇÃO E IMAGENS: INSTITUIÇÕES ESCOLARES, MÍDIAS E CONTEMPORANEIDADE. RIO DE JANEIRO: DP & A, 2010C, V. 1, P. 105-124.

_____.SANTOS, R. PENSANDO COM E SOBRE AS IMAGENS: UMA CONVERGÊNCIA ENTRE CINEMA E BLOG NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. IN: FREITAS, MARIA TERESA (ORG.). ESCOLA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CINEMA. JUIZ DE FORA: ED. UFJF, 2011, P 125-143.

______. A CIBERCULTURA E A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MOBILIDADE E REDES SOCIAIS: CONVERSANDO COM OS COTIDIANOS. IN: FONTOURA, HELENA. SILVA, MARCO. (ORGS)PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LINGUAGEM E MÍDIAS: DESAFIOS À PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES. RIO DE JANEIRO: ANPED NACIONAL, 2011A. (PS. 74-98).


SERPA, F. O PARADIGMA DA VIRTUALIDADE. IN: LUBSCO, M. L.; BRANDÃO, M. B. (ORGS.). INFORMAÇÃO & INFORMÁTICA. SALVADOR: EDUFBA, 2000.

_____. TECNOLOGIA PROPOSICIONAL E AS PEDAGOGIAS DA DIFERENÇA. IN: NOÉSIS. CADERNO DE PESQUISA, REFLEXÕES E TEMAS EDUCACIONAIS EM CURRÍCULO E FORMAÇÃO. N 4, JAN/DEZ, 2003. (P. 29-30).


SIBILIA, PAULA. O SHOW DO EU. A INTIMIDADE COMO ESPETÁCULO (COLEÇÃO ARTE FÍSSIL). RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 2008.

SILVA, M. SALA DE AULA INTERATIVA. SÉTIMA EDIÇÃO. SÃO PAULO, LOYOLA, 2014.

_____. EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: O DESAFIO COMUNICACIONAL DO PROFESSOR PRESENCIAL E ONLINE. IN: REVISTA DA FAEEBA - EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. SALVADOR: EDITORA DA UNEB, V.12, N.20, P. 261-271, JUL/DEZ, 2003.

_____. INFOEXCLUSÃO E ANALFABETISMO DIGITAL: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E NA CIBERCULTURA. IN: FREITAS, MARIA TERESA DE ASSUNÇÃO. CIBERCULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2009, P. 75-86.