UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias, Audiovisuais e Audiovisualidades - Disciplina a Distância
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15786
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- PENSAR AS RELAÇÕES ENTRE CINEMA, EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO;
- REFLETIR SOBRE AS NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO DAS AUDIOVISUALIDADES E SEUS EFEITOS NA EDUCAÇÃO;
- PRATICAR AS AUDIOVISUALIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
- PENSAR A PROGRAMAÇÃO DE TV COMO REDE COTIDIANA DE CONHECIMENTOS DE SIGNIFICAÇÕES;
- REFLETIR SOBRE OS USOS DA TELEVISÃO EM PRÁTICAS FORMATIVAS;
- PROBLEMATIZAR A FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS TELEJORNAIS;
- ANALISAR AS ESPECIFICIDADES DO IMAGINÁRIO SOCIAL BRASILEIRO POR MEIO DAS TELENOVELAS;
- ESTUDAR OS FENÔMENOS DA SEGUNDA TELA, DA INTERATIVIDADE E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DERIVADAS DA TV.
- DISCUTIR O PAPEL DA IMAGEM NOS ESPAÇOS-TEMPOS EDUCATIVOS
- DESENVOLVER A ESTÉTICA VISUAL E AUDITIVA A PARTIR DO USO DE FILMES DE DIVERSOS TIPOS.
- CRIAR SITUAÇÕES DE USO DE FILMES NOS DIVERSOS ESPAÇOS-TEMPOS EDUCATIVOS

EMENTA:

CINEMA. AUDIOVISUALIDADES. EDIÇÃO DE VÍDEO. ROTEIRO. YOUTUBE. SUBJETIVIDADE. NARRATIVAS DE SI. IMAGINAÇÃO. REDES SOCIAIS ONLINE. TECNOLOGIAS MÓVEIS. UBIQUIDADE. TELEVISÃO E IMAGINÁRIO NO BRASIL. TELEVISÃO, PROPAGANDA E POLÍTICA. TELEVISÃO E TELE-EDUCAÇÃO. OS TELEJORNAIS E A SIMULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA. TELEVISÃO EM TEMPOS DE INTERNET. STREAMING. SÉRIES, MARATONAS E A AMEAÇA NETFLIX. TELENOVELAS, IMAGINÁRIO E AGENDA SOCIAL. SEGUNDA TELA, MEMES E VIRAIS. A TELEVISÃO BRASILEIRA, AS JORNADAS DE JUNHO E O GOLPE DE 2016. A IMAGEM NA CONTEMPORANEIDADE. O SOM NA CONTEMPORANEIDADE. ESTÉTICA VISUAL E AUDITIVA NOS FILMES QUE TRABALHEM COM ESPAÇOS-TEMPOS EDUCATIVOS.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, MILTON JOSÉ DE. CINEMA - ARTE DA MEMÓRIA. CAMPINAS: ED. ASSOCIADOS, 1999.
ALVES, NILDA E SGARBI, PAULO (ORGS). ESPAÇOS E IMAGENS NA ESCOLA. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2001.

AMORIM, PAULO HENRIQUE. O QUARTO PODER. UMA OUTRA HISTÓRIA. SÃO PAULO: HEDRA, 2015.

AMORIM, PAULO HENRIQUE; PASSOS, MARIA HELENA. PLIM-PLIM - A PELEJA DE BRIZOLA CONTRA A FRAUDE ELEITORAL. SÃO PAULO:CONRAD, 2005.

ARAÚJO, JOEL ZITO. A NEGAÇÃO DO BRASIL - O NEGRO NA TELENOVELA BRASILEIRA. SÃO PAULO:SENAC, 2004

BLAKE, JAMES. TELEVISION AND THE SECOND SCREEN: INTERACTIVE TV IN THE AGE OF SOCIAL PARTICIPATION. LONDON AND NEW YORK: ROUTLEDGE TAYLOR & FRANCIS GROUP, 2017.

BOURDIEU, PIERRE. SOBRE A TELEVISÃO. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 1997.

CAETANO, MARCIO. PERFORMATIVIDADES REGULADAS: HETERONORMATIVIDADE, NARRATIVAS BIOGRÁFICAS E EDUCAÇÃO. CURITIBA, APPRIS, 2016.

COZARINSKY, EDGARDO. BORGES EM/E/SOBRE CINEMA. S. PAULO: ILUMINURAS, 2000.

D'ANCONA, MATTHEW. PÓS-VERDADE - A NOVA GUERRA CONTRA OS FATOS EM TEMPOS DE FAKE NEWS. SÃO PAULO:FARO EDITORIAL, 2018.

DERRIDA, JACQUES. LIMITED INC. CAMPINAS: PAPIRUS, 1991.

FILÉ, VALTER (ORG). BATUQUES, FRAGMENTAÇÕES E FLUXOS. RIO DE JANEIRO: D, P & A, 2000.
GOMES, PEDRA GILBERTO E COGO, DENISE MARIA (ORGS). O ADOLESCENTE E A TELEVISÃO. PORTO ALEGRE: IEL/ED. DA UNISINOS, 1998.

FILHO, CIRO MARCONDES. TELEVISÃO: A VIDA PELO VÍDEO. SÃO PAULO: MODERNA, 1990.

________. TELEVISÃO. SÃO PAULO: SCIPIONE, 1994.

FISCHER, ROSA BUENO. TELEVISÃO & EDUCAÇÃO - FRUIR E PENSAR A TV. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2001

FLUSSER, VILÉM. A FILOSOFIA DA CAIXA PRETA: ENSAIOS PARA UMA FUTURA FILOSOFIA DA FOTOGRAFIA. RIO DE JANEIRO: RELUMEDUMARÁ, 2002.

FOUCAULT, MICHEL. VIGIAR E PUNIR. PETRÓPOLIS: VOZES, 1984.

GIDDENS, ANTHONY. MODERNIDADE E IDENTIDADE. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 2002.

GIVIGI, ANA CRISTINA; DORNELLES, PRISCILA (ORGS.). BABADO ACADÊMICO NO RECÔNCAVO BAIANO: UNIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE. SALVADOR: EDUFBA, 2017.

GRUPO TRANSCRITAS COLETIVAS. NÓS TRANS: ESCREVIVÊNCIAS DE RESISTÊNCIA. BELO HORIZONTE: LITERA TRANS, 2017.

GUATTARI, FÉLIX. "DA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE". IN: PARENTE, ANDRÉ. (ORG.). IMAGEM-MÁQUINA: A ERA DAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL. RIO DE JANEIRO: ED. 34, 1993.

GUIMARÃES, GLÁUCIA. TV E ESCOLA. DISCURSOS EM CONFRONTO. SÃO PAULO: CORTEZ, 2000.

JENNER, MAREIKE. NETFLIX AND THE REINVENTION OF TELEVISION. LONDON:PALGRAVE MACMILLAN, 2018.

KILPP, SUZANA. DISPERSÃO-CONVERGÊNCIA: APONTAMENTOS PARA A PESQUISA DE AUDIOVISUALIDADES. IN: MONTAÑO, SONIA; FISCHER, GUSTAVO: KILPP, SUZANA. IMPACTO DAS NOVAS MÍDIAS NO ESTATUTO DA IMAGEM. PORTO ALEGRE: SULINA, 2012. P. 223 - 238.

KOURY, MAURO GUILHERME PINHEIRO (ORG). IMAGEM E MEMÓRIA - ENSAIOS EM ANTROPOLOGIA
VISUAL. RIO DE JANEIRO: GARAMOND, 2001.

LOPES, MARIA IMMACOLATA VASSALO DE. VIVENDO COM A TELENOVELA: MEDIAÇÕES, RECEPÇÃO E TELEFICCIONALIDADE. SÃO PAULO: SUMMUS, 2002.

LOURO, GUACIRA LOPES. FLOR DE AÇAFRÃO: TAKES, CUTS, CLOSE-UPS. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2017.

MACHADO FILHO, FRANCISCO. SEGUNDA TELA: TENDÊNCIAS, OPORTUNIDADES E MODELO DE NEGÓCIO CONCOMITANTE À TV DIGITAL ABERTA NO BRASIL. IN: INTERCOM CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXXVI INTERCOM, 2013, MANAUS. ANAIS... MANAUS: UFAM, 2013.

MARQUIONI, CARLOS EDUARDO; OLIVEIRA, CAROLINE CAVALCANTI. SOBRE NOVAS FORMAS DE MANIPULAÇÃO DO TEMPO NA TELEVISÃO (OU REDEFININDO A NOÇÃO DE TV 'AO VIVO' VIA REDES SOCIAIS). REVISTA COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE, V.38, N.2, P.209-229, MAIO/AGOSTO 2016.

______. PROGRAMAS JORNALÍSTICOS NA TV ABERTA BRASILEIRA: ENTRE ATUALIZAÇÕES DA EXPERIÊNCIA TELEVISUAL E A MANUTENÇÃO DE ANTIGOS CONTRATOS DE LEITURA. JUNDIAÍ: PACO EDITORIAL, 2016.

MARTIN-BARBERO, JESÚS. NOVOS REGIMES DE VISUALIDADE E DESCENTRAMENTOS CULTURAIS. IN FILÉ, VALTER (ORG). BATUQUES, FRAGMENTAÇÕES E FLUXOS: ZAPEANDO PELA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO COTIDIANO ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: D, P & A, 2000. P. 83 - 112.

OLIVEIRA, INÊS BARBOSA DE. O CURRÍCULO COMO CRIAÇÃO COTIDIANA. PETRÓPOLIS, RJ: DP ETALLI, 2012.

OLIVEIRA, INÊS BARBOSA DE E SGARBI, PAULO (ORGS). FORA DA ESCOLA TAMBÉM SE APRENDE. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2002.

PEREIRA, SILVERO. BR TRANS. RIO DE JANEIRO: COBOGÓ, 2016.

PRADO, MAGALY. CIBERATIVISMO E NOTICIÁRIO. DA MÍDIA TORPEDISTA ÀS REDES SOCIAIS. RIO DE JANEIRO:ALTA BOOKS, 2015.

RICCO, FLÁVIO. BIOGRAFIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA (2 VOLUMES). SÃO PAULO: MATRIX, 2017.

SIBILIA, PAULA. O SHOW DO EU. A INTIMIDADE COMO ESPETÁCULO (COLEÇÃO ARTE FÍSSIL). RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 2008.

SOUZA, JESSÉ. A RADIOGRAFIA DO GOLPE: ENTENDA COMO E POR QUE VOCÊ FOI ENGANADO. RIO DE JANEIRO:LEYA, 2016.

USP. REVISTA USP - ARTE E CONTEMPORANEIDADE. S. PAULO: USP, DEZ1998/FEV.1999, (40)

XAVIER, NILSON. ALMANAQUE DA TELENOVELA BRASILEIRA. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2007.

WULF, CHRISTOPH. HOMO PICTOR: IMAGINAÇÃO, RITUAL E APRENDIZADO MIMÉTICO NO MUNDO GLOBALIZADO. SÃO PAULO: HEDRA, 2013.