UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação e Imagens
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15784
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

LEVAR OS ESTUDANTES A ANALISAREM, PROBLEMAZITAREM E EXPERIMENTAREM O USO DE IMAGENS, ESTÁTICAS E EM MOVIMENTO, ANALÓGICAS E DIGITAIS, NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, EM CONTEXTOS DE (AUDIO)VISUALIZAÇÃO INTENSA DAS CULTURAS, DA PRESENÇA DE DISPOSITIVOS DE PRODUÇÃO DE IMAGENS NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES E DA TESSITURA DE CONHECIMENTOS EM REDES, NOS QUAIS SOMOS CONVOCADOS, TODO TEMPO, A PENSARMOS E NOS EXPRESSARMOS COM IMAGENS.
EMENTA:

AS (AUDIO)VISUALIDADES COMO VIRTUALIDADES E COMO REDES DE PRÁTICAS COMPLEXAS EM/COM AUDIOVISUAIS E FOTOGRAFIAS E OUTRAS IMAGENS EM SUA PROCESSUALIDADE E DEVIR. CULTURAS (AUDIO)VISUAIS E REGIMES DE PRODUÇÃO DE SABERES-FAZERES, PODERES E VERDADES ASSOCIADOS ÀS IMAGENS E SONS TECNICAMENTE PRODUZIDOS. USOS DE AUDIOVISUAIS EM PROCESSOS CURRICULARES NAS ESCOLAS, NAS DEMAIS REDES EDUCATIVAS E EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A PRODUÇÃO E O USO DE IMAGENS COMO DISPOSITIVOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. AS IMAGENS DE SI E DO COTIDIANO COMO POSSIBILIDADES DE APRESENTAÇÃO E AUTOAPRESENTAÇÃO. (AUDIO)VISUALIDADES E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS. REALIDADE, FICÇÃO E FABULAÇÃO. A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, OS PROCESSOS MIMÉTICOS E AS APRENDIZAGENS CULTURAIS.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08200 Top Esp II- Cineclube I: Imagem da / na Educação
EDU02-08209 Top Esp II- Som, Imagem, Samba e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, N. ROMPER O CRISTAL E ENVOLVERMO-NOS NOS ACONTECIMENTOS QUE SE DÃO: OS CONTATOS COTIDIANOS COM A TECNOLOGIA. IN: LEITE, M. E FILÉ, V. (ORGS) SUBJETIVIDADE, TECNOLOGIAS E ESCOLAS. DP&A EDITORA, RIO DE JANEIRO, 2002 . P. 83-112.
_______. IMAGENS DAS ESCOLAS. IN: ALVES, NILDA; SGARBI, PAULO (ORGS.). ESPAÇOS E IMAGENS NA ESCOLA. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2001. P. 7-17.
BRUNO, FERNANDA. CIRCUITOS DE VIGILÂNCIA: CONTROLE, LIBIDO E ESTÉTICA. IN. LEAL, BRUNO SOUZA, GUIMARÃES, CÉSAR, MENDONÇA, CARLOS (ORGS.). ENTRE O SENSÍVEL E O COMUNICACIONAL. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2010.
FELINTO, ERICK. ZONA CINZENTA: IMAGINAÇÃO E EPISTEMOLOGIA FABULATÓRIA EM VILÉM FLUSSER. FELINTO ET ALL. IN; A VIDA SECRETA DOS OBJETOS: ECOLOGIAS DA MÍDIA. ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL. RIO DE JANEIRO, AZOUGUE, 2016.
FILÉ, V. LINGUAGEM AUDIOVISUAL: UMA QUASE NOVA TECNOLOGIA ENTRANDO NA QUASE VELHA ESCOLA SEM PEDIR LICENÇA. IN: LEITE, M.; FILÉ, V. (ORG). SUBJETIVIDADE, TECNOLOGIAS E ESCOLAS. RIO DE JANEIRO: DP & A EDITORA, 2002. P. 129-144.
______. OS DOIS LADOS DA CÂMERA; ENTREVISTA COM O DOCUMENTARISTA EDUARDO COUTINHO. IN: FILÉ, V. (ORG.). BATUQUES, FRAGMENTAÇÕES E FLUXOS: ZAPEANDO PELA LINGUAGEM AUDIOVISUAL ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2000. P. 69-82.
FISCHER, ROSA MARIA BUENO. IMAGENS DA MÍDIA, EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA. IN. FANTIN, MONIC, GIRARDELLO, GILKA. (ORGS.). LIGA, RODA, CLICA. ESTUDOS DE MÍDIA, CULTURA E INFÂNCIA. CAMPINAS, PAPIRUS, 2006.
GONÇALVES, MARCO ANTÔNIO E SCOTT, HEAD (ORGS.). DEVIRES IMAGÉTICOS: A ETNOGRAFIA, O OUTRO E SUAS IMAGENS. RIO DE JANEIRO: 7LETRAS, 2009.
GUATTARI, FELIX. DA PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADES. IN, PARENTE, ANDRÉ (ORG.). IMAGEM MÁQUINA. SÃO PAULO. EDITORA 34, 2008 (3A REIMPRESSÃO)
KILLP, SUZANA. IMAGENS CONECTIVAS DA CULTURA. KILLP ET ALL. IN AUDIOVISUALIDADES DA CULTURA. PORTO ALEGRE. ENTREMEIOS, 2010.
MARTIN-BARBERO, JESUS. NOVOS REGIMES DE VISUALIDADES E DESCENTRAMENTOS CULTURAIS. IN: FILÉ, V. (ORG.). BATUQUES, FRAGMENTAÇÕES E FLUXOS: ZAPEANDO PELA LINGUAGEM AUDIOVISUAL ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2000. P. 83-112.
MAYER, WILLIAM. YOUTUBE, BANCO DE DADOS E O NOVO ESTATUTO DA IMAGEM. IN. MONTANO, SONIA, FISCHER, GUSTAVO, KILLP, SUZANA. (ORGS.). IN IMPACTO DAS NOVAS MÍDIAS NO ESTATUTO DA IMAGEM. PORTO ALEGRE, SULINA, 2012.
MIRANDA, LUCIANA L. O PROTAGONISMO JUVENIL - FRAGMENTOS DE UM OLHAR. IN: FILÉ, V. (ORG.). BATUQUES, FRAGMENTAÇÕES E FLUXOS: ZAPEANDO PELA LINGUAGEM AUDIOVISUAL ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2000. P. 09-24. SOARES, MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA. O AUDIOVISUAL COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA NOS/COM COTIDIANOS DAS ESCOLAS. REVISTA VISUALIDADES. PROGRAMA DE MESTRADO EM CULTURA VISUAL, 2016. DISPONÍVEL EM HTTPS://WWW.REVISTAS.UFG.BR/VISUAL/ARTICLE/VIEW/43033.
SOARES, MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA; PAIVA, VANESSA MAIA BADBOSA DE; FONSECA, JOÃO BARRETO. SELFIE E A TESSITURA DE IMAGENS E CURRÍCULOS INDIVIDUAISCOLETIVOS NAS/COM AS REDES EDUCATIVAS. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 2017. DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.REVISTAS.UNEB.BR/INDEX.PHP/RBPAB/ARTICLE/VIEW/3759.
WULF, CHRISTOPH. HOMO PICTOR. IMAGINAÇÃO VIRTUAL E APRENDIZADO MIMÉTICO NO MUNDO GLOBALIZADO. SÃO PAULO, HEDRA, 2015.

FILMES SUGERIDOS:
NARRADORES DE JAVÉ (2003 - BRASIL, FRANÇA) |DRAMA | 1H 40MIN | DIREÇÃO: ELIANE CAFFÉ
OS INCOMPREENDIDOS (1959 - FRANÇA)| DRAMA, CRIME | 1H 33MIN | DIREÇÃO: FRANÇOIS TRUFFAUT
ÚLTIMAS CONVERSAS (2015 - BRASIL) | DOCUMENTÁRIO | 1H 25MIN | DIREÇÃO: EDUARDO COUTINHO
REBOBINE, POR FAVOR (2008 - EUA, FRANÇA) | COMÉDIA | 1H 34MIN | DIREÇÃO: MICHEL GONDRY
SANEAMENTO BÁSICO (2007 - BRASIL) | COMÉDIA | 1H 52MIN | DIREÇÃO: JORGE FURTADO