UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Abordagens Didáticas das Questões da Diferença na Educação Escolar
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15783
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- IDENTIFICAR E DEBATER SOBRE AS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES DA DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR CONTEMPORÂNEA.
- PROBLEMATIZAR AS DIFERENTES ABORDAGENS DAS QUESTÕES DA DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.
- ARTICULAR DEMANDAS DA IGUALDADE E DIREITO À DIFERENÇA, NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DA ATUALIDADE.

EMENTA:

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES DE ORDEM DIDÁTICA. DIFERENÇA, IGUALDADE E DESIGUALDADE: DEBATES TEÓRICOS E POLÍTICOS. MULTICULTURALISMO, INTERCULTURALIDADE E DIDÁTICA: TENDÊNCIAS E POLÊMICAS.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08135 Tópicos Especiais em Estudos Aplicados ao Ensino VI
EDU02-08199 Top Esp I- Projeto Político Pedagógico
EDU02-08269 Top Esp V- Pedagogia do Cotidiano
 
BIBLIOGRAFIA:

CANDAU, VERA Mª (ORG.). DIDÁTICA CRÍTICA INTERCULTURAL. APROXIMAÇÕES. PETRÓPOLIS: VOZES, 2012.
CANDAU, VERA Mª. SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA(S). QUESTÕES E PROPOSTAS. PETRÓPOLIS: VOZES, 2002.
HALL, STUART. A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2003.
HALL, STUART. DA DIÁSPORA. IDENTIDADES E MEDIAÇÕES CULTURAIS. BELO HORIZONTE, BRASÍLIA: ED. UFMG, UNESCO, 2003.
LARAIA, ROQUE DE BARROS. CULTURA. UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO. RIO DE JANEIRO: ZAHAR, 2007.