UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias, Educação a Distância e Formação de Tutores
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-15780
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - Pedagogia (versão 5)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- ABORDAR A HISTÓRIA DA EAD NO BRASIL;
- IDENTIFICAR A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO MUNDO OCIDENTAL, COM ÊNFASE PARA A SUA
PROBLEMÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO E PRINCIPALMENTE NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES;
- REFLETIR SOBRE A EAD ENQUANTO MODALIDADE EDUCACIONAL, FORMAL E NÃO FORMAL, A DISTÂNCIA E ONLINE;
- DISCUTIR A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EAD;
- IDENTIFICAR O PAPEL DA EQUIPE DE ESPECIALISTAS NO PLANEJAMENTO, NA IMPLEMENTAÇÃO E NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA;
- ESTUDAR AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM;
- IDENTIFICAR, UTILIZAR E AVALIAR MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA;
- ARQUITETAR E PLANEJAR CONTEÚDOS E SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES ONLINE.
- CONHECER SOFTWARES E APLICATIVOS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO;
- PROBLEMATIZAR O DESIGN INSTRUCIONAL E A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICAS NA EAD

EMENTA:

HISTÓRIA DA EAD - LINHA DO TEMPO. MEMORIAL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO. A LDB E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. PLANEJAMENTO E GERÊNCIA DE PROJETOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EAD, EDUCAÇÃO ONLINE E FORMAÇÃO EM REDES. TUTORES OU PROFESSORES ONLINE? CONTEUDISTAS, DESIGNERS INSTRUCIONAIS E OUTROS FORMADORES DA EAD. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA/PARA/COM A EAD. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. AUTO FORMAÇÃO ONLINE. OS DESAFIOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A EVASÃO NOS CURSOS, A CAPACITAÇÃO DE TUTORES E OS PROBLEMAS DE AVALIAÇÃO. SOFTWARES EDUCATIVOS. APRENDIZAGEM MÓVEL. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ONLINE COMO UM FENÔMENO DA CIBERCULTURA: INTERATIVIDADE, HIPERTEXTO, SIMULAÇÃO, CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08202 Top Esp II - Educação a Distância
 
BIBLIOGRAFIA:

FILATRO, ANDREA; CAIRO, SABRINA. PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS: DESIGN INSTRUCIONAL, TECNOLOGIA, GESTÃO, EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO. SÃO PAULO: SARAIVA, 2015.

HUIZINGA, JOHAN. HOMO LUDENS. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2007.

LANDIM, CLÁUDIA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. RIO DE JANEIRO, ABR. 1997

LÉVY, P. O QUE É VIRTUAL? RIO DE JANEIRO: EDITORA 34, 1996.

LÉVY, P. AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA: O FUTURO DO PENSAMENTO NA ERA DA INFORMÁTICA. SÃO PAULO: ED. 34, 1996.________. CIBERCULTURA. SÃO PAULO : EDITORA 34, 1999.

LITWIN, EDITH. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TEMAS PARA O DEBATE DE UMA NOVA AGENDA EDUCATIVA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001

LUCENA, CARLOS E FUKS, RUGO. A EDUCAÇÃO NA ERA DA INTERNET. RIO DE JANEIRO, CLUBE DO
FUTURO, 2000

MATTAR, JOÃO. GAMES EM EDUCAÇÃO: COMO OS NATIVOS DIGITAIS APRENDEM. SÃO PAULO: PEARSON PRENTICE HALL, 2010.

MORAN, J. M.,MASETTO, M. E BEHRENS, M. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. CAMPINAS, S.P.:PAPIRUS, 2000.

NISKIER, AMALDO. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. SÃO PAULO, EDIÇÕES LOYOLA, 1999.

OKADA, A.I. E SANTOS, E. A COMUNICAÇÃO EDUCATIVA NO CIBERESPAÇO UTILIZANDO INTERFACES GRATUITAS. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PROJETO.ORG.BR/ALEXANDRA/PDF/12_INTERCOM2003_OKADA&SANTOS.PDF ACESSADO EM 30 DE AGOSTO 2006.

OLIVEIRA, R. INFORMÁTICA EDUCATIVA: DOS PLANOS E DISCURSOS À SALA DE AULA. CAMPINAS: PAPIROS, 1997.

PETERS, OTTO. DIDÁTICA DO ENSINO A DISTÂNCIA. SÃO LEOPOLDO, UNISINOS, 2001.

PRIMO, ALEX. INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR: COMUNICAÇÃO, CIBERCULTURA, COGNIÇÃO. PORTO ALEGRE: SULINA, 2011.

RITTO, ANTONIO CARLOS DE AZEVEDO. A CAMINHO DA ESCOLA VIRTUAL: UM ENSAIO CARIOCA. EDIÇÕES
CONSULTOR: FACULDADE CARIOCA, RIO DE JANEIRO, 1995.

SANDHOLTZ, J; RLNGSTAFF, C. E DWVER, D. ENSINANDO COM TECNOLOGIA - CRIANDO SALAS DE AULA
CENTRADAS NOS ALUNOS. PORTO ALEGRE: ED. ARTES MÉDICAS, 1997.

SANTOS, E. O. O CURRÍCULO E O DIGITAL: EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2002. .

____________. ARTICULAÇÃO DE SABERES NA EAD ONLINE: POR UMA REDE INTERDISCIPLINAR E INTERATIVA DE CONHECIMENTOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. IN: SILVA, M. (ORG) EDUCAÇÃO ONLINE: CIBERCULTURA E PESQUISA-FORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE. TESE DE DOUTORADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2005. .

SANTOS, A. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL SUPERIOR VIA EAD. IN: SANTOS, ANDRÉIA INAMORATO (ORG). PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS EM ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE: DEBATES, TENDÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS. SÃO PAULO: LIBRA TRÊS, 2006. (PGS 35-51).

SANTOS, E. EDUCAÇÃO ON-LINE COMO CAMPO DE PESQUISA-FORMAÇÃO: POTENCIALIDADES DAS INTERFACES DIGITAIS. IN: SANTOS, EDMÉA. ALVES, LYNN (ORGS). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. RIO DE JANEIRO: E-PAPERS, 2006. (PGS 123-141).

SANTOS, E. SILVA. M. (ORGS) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ONLINE. SÃO PAULO:LOYOLA, 2006.

SEILER, ACHIM ET AL. TECNOCIÊNCIA E MODERNIDADE. S. PAULO: ESTAÇÃO LIBERDADE, 1998.

SENNETT, R. O ARTÍFICE.3. ED. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2009.

SILVA, MARCO. SALA DE AULA INTERATIVA. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2000.

____________. (ORG). EDUCAÇÃO ONLINE. SÃO PAULO: LOYOLA, 2003.

SILVA, MARCO. EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURAL: O DESAFIO COMUNICACIONAL DO PROFESSOR PRESENCIAL E ONLINE. IN: REVISTA DA FAEEBA: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. SALVADOR, V. 12, N 20, P. 261-271, JUL./DEZ/2003.

SOBRAL, ADAIL. INTERNET NA ESCOLA: O QUE É? COMO SE FAZ? SÃO PAULO: LOYOLA, 1999.

STILBORNE, LINDA ET ALLI. GUIA DO PROFESSOR PARA A INTERNET. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2001.