UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso II Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão da Edu
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU09-15773
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Apresentação e discussão do projeto de pesquisa elaborado para o Trabalho de Conclusão de Curso;
- Elaborar um plano de trabalho estabelecido junto com o orientador;
- Executar as leituras sobre o tema definido no projeto, o percurso metodológico estabelecido e a coleta de dados frente à questão de pesquisa.

EMENTA:


DISCUSSÃO DO PROJETO; ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO; EXECUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA.


PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15762 Trabalho de Conclusão de Curso I - Estudos Aplicados ao Ensino   ou
EDU05-15763 Trabalho de Conclusão de Curso I - Ciências Sociais e Educação   ou
EDU06-15764 Trabalho de Conclusão de Curso I - Estudos da Educação Inclusiva e Continuada   ou
EDU07-15765 Trabalho de Conclusão de Curso I - Estudos da Infância   ou
EDU08-15766 Trabalho de Conclusão de Curso I - Estudos da Subjetividade e Formação Humana   ou
EDU09-15767 Trabalho de Conclusão de Curso I Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão da Edu
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-08763 Monografia Educação I - Est Políticas Públicas, Avaliação e Gestão de Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

DEFINIR A PARTIR DA TEMÁTICA DO PROJETO DE CADA ALUNO

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CHIZZOTTI. Pesquisas Qualitativas nas Ciências Humanas. SP, Cortez, 2007

LUDKE, M. e ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. SP, EPU, 1986.
LUNA, S. V. Planejamento de Pesquisa - uma introdução. São Paulo, EDUC, 2000.
MINAYO, Maria C. de Souza (org.) Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

MOROZ, M. e GIANFALDONI, M.H.T.A. O Processo de Pesquisa. Brasília, DF, Editora Plano, 2002.

SOUZA, Angelo Ricardo. A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 355-367, jul./dez. 2014.

TELLO, César; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Estudos Epistemológicos no Campo da Pesquisa em Política Educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013.