UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica III - Estudos da Infância
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU07-15757
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Orientar academicamente o/a estudante nos estudos da infância;
Articular e confrontar os saberes construídos no percurso curricular;
Pesquisar as/com crianças: desafios e desvios epistemológico/éticos/políticos/teóricos;
Desenvolver e ampliar as atividades culturais;
Orientar no exercício da construção textual nos estudos da infância.

EMENTA:

Leitura de artigos e livros de excelência voltados para o tema e os seus sub-temas. Produção textual autônoma relacionada aos estudos da infância. Participação em jornada ou outro tipo de encontro e estudo. Participação em atividades culturais.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15744 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos Aplicados ao Ensino   ou
EDU02-15745 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Didática, Igualdade e Diferença   ou
EDU05-15746 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Escola Pública, Desigualdade e Diferença   ou
EDU06-15747 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Atendimento Educacional Especializado   ou
EDU07-15748 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos da Infância   ou
EDU08-15749 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Aspectos Filosóficos da Formação Humana   ou
EDU08-15750 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Aspectos Psicológicos da Formação Humana   ou
EDU08-15751 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Poética e Educação   ou
EDU09-15752 Prática e Pesquisa Pedagógica II Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão da Edu
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-08727 Pesq Prat Pedagógica III - Estudos da Infância
 
BIBLIOGRAFIA:

A ser determinada pelas situações estabelecidas no decorrer do curso.