UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica III - Escola Pública, Desigualdade e Diferença
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU05-15755
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

- Discutir o papel das escolas públicas frente às questões identitárias.
- Criar caminhos de articulação com escolas públicas e promover discussões sobre o tema;
- Estimular a produção de material didático sobre o tema.

EMENTA:

Questões identitárias e educação escolar;

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15744 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos Aplicados ao Ensino   ou
EDU02-15745 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Didática, Igualdade e Diferença   ou
EDU05-15746 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Escola Pública, Desigualdade e Diferença   ou
EDU06-15747 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Atendimento Educacional Especializado   ou
EDU07-15748 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos da Infância   ou
EDU08-15749 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Aspectos Filosóficos da Formação Humana   ou
EDU08-15750 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Aspectos Psicológicos da Formação Humana   ou
EDU08-15751 Prática e Pesquisa Pedagógica II - Poética e Educação   ou
EDU09-15752 Prática e Pesquisa Pedagógica II Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão da Edu
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08695 Pesquisa e Prat Pedagógica III - Ciências Sociais e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Marcelo (org.) A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a perspectiva intercultural. Rio de Janeiro: Quartett/FAPERJ, 2009.
BRASIL. PLURALIDADE CULTURAL (p. 19-27). In: Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais - Pluralidade Cultural. Vol. 10, Brasília: Mec, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf , acesso em: 16/03/2014.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. S.Paulo: Boitempo, 2016.
DEL PRIORE, Mary (org.) & BASSANEZI, Carla (coord. de textos). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto/Ed. UNESP, 1997.
FONSECA, Marcus V.; BARROS, Surya A. P. de (Org.) . A História da Educação dos Negros no Brasil. 1. ed. Niteroi/RJ: EdUFF, 2016.
FONSECA, Marcus V.; SILVA, Carolina Mostaro ; FERNANDES, Alexsandra Borges . Relações étnico-raciais e educação no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.
GOMES, Nilma L; SILVA, Petronilha B. G. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2011. - (Coleção Cultura Negra e Identidades).
MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.
RANGEL, Mary (org. ). Diversidade, diferença e multiculturalismo: valores essenciais da pluralidade social. Niterói: Intertexto, 2011.
SILVA, Alexandra Lima da; ORLANDO, Evelyn; DANTAS, Maria José. Mulheres em trânsito. Intercâmbios, formação docente, circulação de saberes e práticas pedagógicas. Curitiba: Editora CRV, 2015.