UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica II Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão da Edu
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU09-15752
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Conhecer as políticas públicas para o planejamento educacional;
Analisar os Planos de Educação nas diferentes instâncias federadas;
Discutir o Plano Nacional de Educação em relação as estratégias e metas estabelecidas;
Analisar o PDE e o PAR como programas de governo e suas possibilidades de implementação;
Debater a política e implicações do Programa Dinheiro Direito na Escola.

EMENTA:

PLANOS DE EDUCAÇÃO: PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2001-2010; 2014-2024), PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO; PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; PDE; PAR E PROGRAMA DINHEIRO DIREITO NA ESCOLA.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15735 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Didática, Igualdade e Diferença   ou
EDU02-15736 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos Aplicados ao Ensino   ou
EDU05-15737 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Escola Pública, Desigualdade e Diferença   ou
EDU06-15738 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Educação de Jovens e Adultos   ou
EDU07-15739 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos da Infância   ou
EDU08-15740 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Aspectos Filosóficos da Formação Humana   ou
EDU08-15741 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Poética e Educação   ou
EDU08-15742 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Aspectos Psicológicos da Formação Humana   ou
EDU09-15743 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão da Edu
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-08758 Pesq Prat Ped II - Est Políticas Públicas, Avaliação e Gestão de Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

CURY, Carlos Roberto Jamil. O Plano Nacional de Educação: o compromisso da universidade. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1-9, 2010. Disponível em: Aceso em: 06 de fev. 2021.
DAVIES, Nicholas. Plano Nacional de Educação: muito discurso, nenhum recurso. In: TEIXEIRA, Lúcia Helena G. (Org.). LDB e PNE: desdobramentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: Unesp, 2002. p. 117-143 (Cadernos Anpae, 1). [1 CD-ROM]
DIDONET, Vital. O Plano Nacional de Educação e os planos estaduais e municipais: uma conquista histórica. Gestão em Rede, Curitiba, n. 33, p. 14-19, nov./dez. 2001.
DOURADO, Luiz Fernandes; AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento e gestão da educação e o PNE 2011-2020: avaliação e perspectivas. In: DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação (2011-2020) avaliação e perspectivas. Goiânia: Ed.UFG; Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
GRACINDO, Regina Vinhaes. PNE e PDE: aproximações possíveis. In: DOURADO, Luiz Fernandes. (Org.). Políticas e gestão da educação no Brasil: novos marcos regulatórios da educação no Brasil. São Paulo: Xamã, 2009. p. 75-99.
HERMIDA, Jorge Fernando. O Plano Nacional de Educação (Lei 10.172, de 2001) e sua implementação na educação infantil no Município de Imperatriz (MA). In: HERMIDA, Jorge Fernando; SILVA, Roza Maria Soares da. (Org.). Educação infantil e séries Iniciais do ensino fundamental: formação de professores. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009, p. 115-132.
MENDONÇA, Erasto Fortes. Plano Nacional de Educação: desdobramentos na política nacional. In: TEIXEIRA, Lúcia Helena G. (Org.). LDB e PNE: desdobramentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002. p. 13-54. (Cadernos Anpae, 1).
OLIVEIRA, Cleiton de. Gestão da educação: União, Estado/Distrito Federal, município e escola. In: MACHADO, Lourdes Marcelino; FERREIRA, NauraSyriaCarapeto (Orgs.). Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 69-82.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; DOURADO, Luiz Fernandes; CABRAL NETO, Antonio; CURY, Carlos Roberto Jamil; OLIVEIRA, João Ferreira de; PINTO, José Marcelino de Rezente;
OLIVEIRA, João Ferreira de. A educação básica e o PNE 2011/2020: políticas de avaliação democrática. Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 6, p. 91-108, jan./jul. 2010. [1 CD-ROM].
ROSSA, Leandro. Plano Nacional de Educação: descentralizando responsabilidades, concentrando recursos. Revista de Educação AEC¸ Brasília, v. 27, n. 108, p. 45-56, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Problemas e perspectivas da escola pública brasileira à luz do Plano Nacional de Educação. In: VALE, José Misael Ferreira do; MAGNONI JR., Lourenço; LUCCI, ElianÁlabi; MAGNONI, Maria da Graça Mello (Orgs.). Escola pública e sociedade. São Paulo: Saraiva / Atual, 2002, p. 15-20.
SILVA, Andréia Ferreira da; ALVES, Milena Freitas. Análise do PNE e do PDE: continuidades e rupturas?. In: DOURADO, Luiz Fernandes (Org.). Políticas e gestão da educação no Brasil: novos marcos regulatórios da educação no Brasil. São Paulo: Xamã, 2009, p. 101-118.
TEIXEIRA, Beatriz de Bastos. O ensino fundamental no Plano Nacional de Educação. In: TEIXEIRA, Lúcia Helena Gonçalves (Org). LDB e PNE: desdobramentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: UNESP, 2002, p. 67-82.
VALENTE, Ivan. Plano Nacional de Educação. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2001.