UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica II - Atendimento Educacional Especializado
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU06-15747
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Os objetivos gerais da prática serão: iniciar a preparação dos graduandos para atuarem com alunos com deficiência, TEA e outras NEE; desenvolver a habilidade de relatar observações do aluno com deficiência, TEA e outras NEE, por meio de estudo de caso; utilizar o estudo de caso para a elaboração do plano de intervenção educacional especializada, que possibilite o desenvolvimento de estratégias adequadas ao desenvolvimento do aluno tanto no atendimento especializado quanto na escola; estimular parcerias entre o aluno da graduação, o aluno com deficiência, a família, os profissionais da escola e da Saúde (quando o caso) na construção do planejamento e na resolução dos problemas que podem surgir na escolarização do aluno com NEE.
Objetivos específicos:
Buscar com o(s) aluno(s) especial(ais) e sua família as informações necessárias ao registro do caso.
Buscar junto à professor(a) dados sobre o(s) aluno(s) especial(ais) a ser(em) estudado(s).
Realizar o registro do caso de forma fidedigna e ética, utilizando uma linguagem clara e selecionando adequadamente as fontes.
Realizar registro de comportamento em sala de aula/SRM.
Selecionar, a partir do caso, temas que necessitam ser estudados com profundidade do ponto de vista teórico.
Levantar referencial teórico apropriado para a solução dos problemas apresentados pelos alunos, através do caso.
Apontar soluções para o problema levantado a partir dos dados coletados e da revisão da literatura.
Estabelecer objetivos educacionais claros e adequados ao desenvolvimento do(s) aluno(s) especial(is) estudado(s).
Propor atividades e formas de intervenções educacionais adequadas aos objetivos propostos.
Identificar, selecionar, construir e implementar recursos pedagógicos necessários à superação das barreiras de acesso, comunicação e aprendizagem aos alunos com deficiência.
Avaliar de maneira contínua e processual de forma a ajustar constantemente seu planejamento e quando for o caso, trabalhar colaborativamente com o professor da escola visando atender às necessidades no processo de desenvolvimento do aluno.
Identificar e analisar os objetivos educacionais propostos para a turma e/ou aluno e relacioná-los às atividades previstas para o desenvolvimento desses objetivos.
Observar e analisar o comportamento do aluno no contexto escolar, familiar, de vida independente e avaliar a sua participação nas atividades propostas para a turma.
Identificar e apontar as barreiras impostas pela condição física, sensorial, cognitiva e/ou emocional do aluno.
Identificar as barreiras impostas pelo meio, decorrentes da estrutura física, recursos materiais e humanos.
Identificar as possibilidades do aluno e relacioná-las à disponibilidade de materiais, recursos humanos com formação, e utilização de metodologia adequada.
Construir o conceito da Tecnologia Assistiva, quando necessário, para possibilitar a identificação, seleção, construção e orientação na utilização desses recursos.

EMENTA:

Prática de Atendimento Educacional Especializado. Plano Educacional Especializado. Estudo de caso. Práticas pedagógicas diferenciadas. Desenvolvimento de estratégias e recursos pedagógicos adaptados. Tecnologia Assistiva.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-15735 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Didática, Igualdade e Diferença   ou
EDU02-15736 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos Aplicados ao Ensino   ou
EDU05-15737 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Escola Pública, Desigualdade e Diferença   ou
EDU06-15738 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Educação de Jovens e Adultos   ou
EDU07-15739 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos da Infância   ou
EDU08-15740 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Aspectos Filosóficos da Formação Humana   ou
EDU08-15741 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Poética e Educação   ou
EDU08-15742 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Aspectos Psicológicos da Formação Humana   ou
EDU09-15743 Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão da Edu
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08710 Pesq e Prat Pedag II - Est Educ Inclusiva e Continuada
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEESP, 2008.
BRASIL. Lei Brasileira da Inclusão. Brasília, 2015.
GLAT, Rosana, PLETSCH, Márcia Denise (orgs.). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
DELIBERATO, Debora, NUNES, Leila Regina de Paula, WALTER, C. C. de F Linguagem e Comunicação Alternativa: caminhos para a interação e comunicação In: A Escola e o Público-alvo da Educação Especial: apontamentos atuais.1 ed.São Carlos : Marquezini e Manzini, ABPEE, 2014, v.1, p. 197-210.
NUNES, Leila Regina de Paula, WALTER, C. C. de F, Schirmer, Carolina R. Comunicação Alternativa: passaporte para a inclusão escolar In: Tecnologias Assistivas - Experiências e Desafios.1a. ed. Mossoró, RN : Editora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, 2013, v.1, p. 17-24.
SCHMIDT, C.; NUNES, D.; PEREIRA, D.; OLIVEIRA, V.; NUERNBERG, A.; KUBASKI, C. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 222-235, jan. /abr, 2016.
MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amelia; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Aparando arestas: das políticas às práticas de inclusão escolar (orgs.) São Paulo: ABPEE, 2018
ALMEIDA, Maria Amelia; MENDES, Enicéia Gonçalves; POSTALLI, Lidia Maria Marson (orgs.) Práticas pedagógicas inclusivas em contextos escolares. São Paulo, ABPEE, 2018.