UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos em Pol. Púb, Avaliação e Gestão da Edu
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU09-15743
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Discutir os contextos político, econômico e social das reformas educacionais das décadas de 1980 e 1990 no Brasil;
Analisar o processo de redemocratização do Brasil e seus reflexos na formulação de políticas de descentralização e de gestão democrática da educação;
Debater a constituição dos conselhos de educação e os processos participativos no âmbito da escola;
Atuar criticamente na discussão, elaboração, implantação, avaliação e reelaboração de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e, ainda, nas práticas intraescolares de construção dos PPP, com foco nos seus aspectos conceituais, políticos, institucionais e técnicos.

EMENTA:

Contextos político, econômico e social das reformas educacionais das décadas de 1980 e 1990 no Brasil. Federalismo, políticas educacionais e organização dos sistemas de ensino. Descentralização da educação e consolidação da gestão democrática no Brasil. Regime de colaboração e descentralização da educação. Conselhos deliberativos na área da educação. Educação não-formal e o empowerment de grupos sociais. Conselhos escolares e gestão democrática da educação. Descentralização, democratização da educação e Projeto Político Pedagógico. O Projeto Político Pedagógico como "inovação emancipatória ou edificante" e como "inovação regulatória ou técnica". Discussão, elaboração, implementação e monitoramento/avaliação de Projetos Político Pedagógicos. Representações sociais sobre o Projeto Político Pedagógico.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU09-08757 Pesq Prat Ped I - Est Políticas Públicas, Avaliação e Gestão de Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

BORGES, André. Lições de reformas da gestão educacional: Brasil, EUA e Grã-Bretanha. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 78-89, jul./set. 2004
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Brasília, DF: MEC/SEB, 2004.
FONSECA, Marília. Projeto político pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar. Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 302-318, dez. 2003.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.
MARQUES, Luciana Rosa. O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 577-597, ago. 2003.
PERONI, Vera. Política educacional e papel do estado no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003, p. 21-71.
PONTES, Tatiana Pinheiro de Assis; PONTE, Mauricio Fonseca. Gestão educacional e projeto político pedagógico: refletindo sobre a educação participativa na escola. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 14, n. 3, p. 102-110, jul./set. 2017.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Conselho de Escola: funções, problemas e perspectivas na gestão escolar democrática. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 273-294, jan./jun. 2009.
SOUZA, Donaldo Bello de; FARIA, Lia Ciomar Macedo de. Reforma do Estado, descentralização e municipalização do ensino no Brasil: a gestão política dos sistemas públicos de ensino pós-LDB 9.394/96. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 925-944, 2004.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003.