UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Prática e Pesquisa Pedagógica I - Poética e Educação
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU08-15741
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

- Oferecer ao aluno um aprofundamento nas questões da filosofia, da teoria e da arte;
- Orientar o aluno na prática da pesquisa e da produção acadêmica;
- Construir um diálogo constante e interdisciplinar nas questões que cercam a área da poética e da criação;
- Fomentar a produção textual acadêmica.

EMENTA:

A questão da arte e da educação na contemporaneidade. Museu e educação museal. Cinema, artes visual e artes narrativas na construção da cultura e das subjetividades. Mito, mitologia e formação das sociedades. A questão da cidade. Ensino de música. Ocidente e tecnocracia. Arte, mercado e educação. Cultura de massa. Conservação e memória.


BIBLIOGRAFIA:

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Souza. 3. ed. São Paulo: Ars Poetica, 1993.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Luiz Roberto Salinas Fontes, trad. São Paulo: Perspectiva, 2011.
HAVELOCK, Eric A. Prefácio a Platão. Tradução Enid Abreu Dobránzsky. São Paulo: Papirus, 1996.
HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências, vários tradutores. Petrópolis: Vozes, 2002.